20.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Três Lagoas faz com que aeroporto de Araçatuba “despenque” nos índices de embarque

21/07/2014 – Atualizado em 21/07/2014

O número caiu de 79.991 para 68.509, representando a redução de 11.482 usuários no últimos seis meses

Por: Da Redação/MC

Três Lagoas, considerada como a 3º maior cidade de Mato Grosso do Sul e considerada na atualidade como a “Rainha da Celulose” do Brasil vem causando grandes prejuízos à economia da cidade paulista de Araçatuba-SP, distante 150 km de Mato Grosso do Sul.

A economia aérea caiu consideravelmente no último semestre deste ano no aeroporto “Dario Guarita”, em Araçatuba, chegando a diminuir mais de 14,35%, quando comparado ao mesmo período de 2013.

Os dados foram obtidos através do Daesp (Departamento Aviário do Estado de São Paulo). O número caiu de 79.991 para 68.509, representando a redução de 11.482 usuários.

A justificativa, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo é a falta de opções de voos, além da atuação do aeroporto municipal “Plínio Alarcom”, em Três Lagoas -MS, que passou a operar em junho do ano passado, após sua inauguração, no dia 15, aniversário da cidade.

Após ser dada a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o funcionamento do aeroporto de Três Lagoas, o número de passageiros que embarcavam em Araçatuba caiu mais de 1913 embarques a cada 30 dias, passando de 13.331 para 11.418 embarques.

POUSOS E DECOLAGENS

O número de pousos e decolagens no interior paulista também diminuiu e conforme dados da pesquisa, nos primeiros seis meses do ano passado foram realizadas 6.121 operações. Já neste semestre, ocorreram apenas 5.716. Não houve transporte de cargas em nenhum dos dois períodos.

A opção e o número de destinos são muito restritos, em grande parte, pelo fato de a Azul ser a única companhia aérea que atualmente opera na cidade paulista.

A situação ficou ainda mais complicada após a exclusão do trecho Araçatuba – Guarulhos, em maio deste ano, em que era disponibilizado um voo diário para esse destino. Há pouco mais de um mês e meio, a única opção de voo é a de Araçatuba para o aeroporto “Viracopos”, em Campinas-SP, oferecida em seis horários de ida e oito, de volta, que variam conforme os dias.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Aeroporto de Araçatuba vazio em dia de pico.Foto: Valdivo Pereira/Folha da Região

Aeroporto de Três Lagoas lotado em dias da semana

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...