30.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Tanque elevado para peixes será instalado no Viveiro Municipal

Uma das novidades que chamou a atenção da equipe foi esse tanque, que pode ser instalado até no quintal de casa.

31/07/2018 14h59
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas recebeu a visita do zootecnista Rafael Foresti Adachi, especialista em piscicultura, que orientará um novo projeto no Município.

Conforme o engenheiro agrônomo da pasta, Manoel Latta Ernandes, a Secretaria iniciou os estudos para a implantação do tanque elevado de peixes, uma alternativa de custo acessível e fácil instalação para pequenos criadores e produtores inseridos na agricultura familiar.

A ideia surgiu após uma equipe composta entre técnicos da SEMEA e produtores rurais de Três Lagoas participarem da TECNOFAM em Dourados, feira realizada pela EMBRAPA, que apresenta novidades em equipamentos, maquinários e métodos inovadores para auxiliar e modernizar a produção rural.

Uma das novidades que chamou a atenção da equipe foi esse tanque, que pode ser instalado até no quintal de casa. “Este equipamento facilita a criação de peixes, justamente por não necessitar escavação ou licença ambiental em casos de tanques em beira de rio”, explicou o engenheiro.

Além de Manoel, a visita foi acompanhada pela engenheira agrônoma Amanda Pivoto e o vereador Celso Yamaguti, um dos idealizadores da implantação do projeto, desde quando era secretário de meio ambiente. Rafael analisou a área, orientou a equipe em como proceder no tratamento dos peixes e utilização adequada do reservatório.

O tanque será instalado no Viveiro Municipal de forma demonstrativa, para que criadores e interessados possam ver como funciona e quais benefícios traz para o cardume e proprietário.

Este tanque é de porte médio, com capacidade de 15 mil litros de água podendo receber até 700 peixes. A oxigenação da água é feita através de uma bomba própria para o reservatório, garantindo qualidade do ambiente aos animais. O projeto está previsto para iniciar até o final de agosto.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação conjunta Polícia Militar e Civil prende traficante e apreende drogas

Na manhã desta quarta-feira (24), Policiais Militares e Cívis de Ilha Solteira (SP) realizaram operação conjunta, que teve como alvo buscas e apreensões de...

MS registra cinco mortes e 129 novos casos de covid em uma semana

Estado registrou 61 óbitos relacionados à doença em 16 semanas. As vítimas tinham idades que variam de 26 a 94 anos e moravam em Campo...

Com mais de 100 motocicletas aptas a circulação, Leilão do Detran-MS encerra lances nesta quarta-feira

Até esta quarta-feira (24) consumidores podem dar lances no leilão do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Ao todo, são 128 motocicletas e...