32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Secretário da SEDECT fala sobre obras e novos empreendimentos para Três Lagoas

Novos horizontes, novas perspectivas na economia municipal.

25/02/2019 18h01
Por: Mirela Coelho

Na manhã de hoje (25), o Programa Linha Direta com a Notícia teve como entrevistado o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia José Moraes. O tema abordado são os novos empreendimentos de Três Lagoas (MS).

O entrevistado relata que a principal função da secretaria de sua responsabilidade é a fiscalização das obras que estão em andamento no município.

Shopping Três Lagoas – Com relação ao shopping, salienta que há um grande interesse tanto pelo Prefeito Ângelo Guerreiro quanto de todo secretariado que o shopping seja construído e inaugurado, pois dessa forma gerará novas oportunidades, empregos e uma opção de lazer. E o proprietário juntamente com o engenheiro responsável pela obra também já sinalizaram as evoluções da construção e afirmam a entrega em setembro/2019.

O secretário ainda informa que o cadastro de currículos disponibilizado pelo shopping é para o setor administrativo do empreendimento, e que posteriormente as lojas que se instalarem farão seleção independente.

Em conversa com o proprietário, o mesmo confirmou que está em negociação com algumas lojas e com algumas redes de atacado, mas por precaução ele não citará nomes.

Atacadão – o mais novo empreendimento que será construído em Três Lagoas será o Atacadão que faz parte do Grupo Carrefour Brasil. O qual será alocado no terreno da antiga Triaço, no Distrito Industrial. O grupo já está realizando a demolição das construções existentes. A previsão é o início do funcionamento em 6 meses.

Cervejaria Império – todos os trâmites para a implantação da cervejaria estão em andamento. No momento o empresário está aguardando um parecer da Secretaria da Fazenda sobre possíveis isenções fiscais junto ao estado. Salienta ainda, que o proprietário construirá uma cervejaria em Três Lagoas e outra em Campo Grande.

Após, essa resposta, o próximo passo será a solicitação da Licença Ambiental junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) para que a construção possa ser iniciada. Por lei o proprietário deveria iniciar as obras até março/2019, porém, caso haja atrasos devido aos trâmites burocráticos cabe justificativa.

Fábrica de papel – a fábrica em questão não é uma fábrica de celulose, mas sim de papéis para embrulhos, cadernos, papel toalha, papel higiênico entre outras linhas. A fábrica não faz parte de nenhuma expansão da outras empresas como Suzanno e Eldorado.

A Fábrica tem sede da matriz em Guarulhos, em Itaquaquecetuba –SP, a sua área foi obtida por comodato já foi aprovada pela Câmara do Município de Três Lagoas de 80 mil metros quadrados próximo da fábrica no núcleo industrial II. Em entrevista na semana passada, os proprietário e os engenheiros responsáveis pela obra juntamente com o Prefeito se atualizaram sobre o andamento.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Sendo que a solicitação junto ao IMASUL já foi realizada e aguarda o parecer. O empréstimo solicitado junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) também já está em andamento, e estima-se que até junho/2019 as obras sejam iniciadas. Estima-se que durante as obras será gerado em torno de 100-120 empregos diretos, mas se houver a distribuição do material depois de pronto seja gerado em torno de 150 vagas.

UFN3 – o Grupo Russo ACRON, que o investimento, mantém contato constante com a Prefeitura e com o Estado, além dos levantamentos constantes para a atualização e reinicio das obras, aguardam uma decisão a nível nacional para o início.

Juntamente com a ativação da UFN3, outras empresas também estão pleiteando locais para o processamento da uréia para a fabricação dos fertilizantes. Para a alocação dessas empresas o município disponibilizou 15 espaços de 20-30 mil metros quadrados, sendo uma área vizinha a UFN3.

Porto seco – um proprietário já se manifestou em realizar a doação da área e no momento encontra-se em trâmites legais para o repasse da área para o estado. Após será iniciado o processo de licitação para a construção.

BR-262 – há várias solicitações e projetos sendo pleiteados junto ao governo, como a aquisição de verba.
Aeroporto – com a retomada da UFN3 e a instalação de outras empresas possibilitará a ampliação. No momento a navegabilidade é realizada visualmente, mas futuramente haverá uma ampliação e melhoramento das condições.

A linha férrea – o Prefeito já tem um projeto de pavimentação da avenida. Atualmente a obra está parada devido a algumas solicitações realizadas por alguns proprietários de comércio. Mas após a adequação será reiniciada.

A instalação de todos os empreendimentos previstos possibilitará o avanço econômico de Três Lagoas, e do estado, gerando oportunidades e emprego, possibilitando um próspero futuro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...

Relacionamento entre Gestor Público e Empresário

Encontrando o Equilíbrio Adequado Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No cenário socioeconômico atual, a relação entre gestores públicos e empresários é uma peça-chave...