17.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Saiba como funciona a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública

17/12/2018 10h48
Por: Deyvid Santos

A Contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública, conhecida como Cosip, possui a finalidade de garantir a iluminação das ruas e bairros de um município. Em Três Lagoas, a contribuição foi instituída em 2002, através da Lei nº. 1.824/2002.

A Lei determina que o valor mensal da contribuição leve em conta em sua base de cálculo o custo total mensal do serviço (CTS), o consumo individual mensal da unidade imobiliária autônoma (Ci UIA) e o consumo total mensal das unidades imobiliárias autônomas (Ct UIA), na fórmula representada a seguir:

Em novembro deste ano, durante uma das oitivas da Comissão de Inquérito (CI) da Câmara Municipal de Vereadores sobre a Elektro, a secretária de Finanças, Receita e Controle, Soyla Carla Alves Garcia foi ouvida e afirmou que o município já arrecadou, até outubro deste ano, R$ 4,4 milhões.

A secretária informou que o dinheiro é investido em planos de expansão do serviço de iluminação.

A Contribuição para COSIP será lançada mensalmente juntamente com a fatura de consumo de energia elétrica, pela Empresa Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica. A Lei determina também que a Empresa Concessionária será responsável pela cobrança e recebimento da contribuição e deverá repassar, imediatamente, o montante arrecadado para os cofres Públicos Municipais, conforme previsto Convênio.

O que é Iluminação Pública?

A iluminação púbica compreende iluminação de vias, logradouros, praças e demais áreas públicas, situadas na zona urbana e de expansão urbana do município e entende-se como serviços de iluminação pública, para os efeitos desta Lei, a instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública, além de outras atividades a elas correlatas.

Qual a destinação da Contribuição?

Segundo a própria lei, é considerado custeio do serviço de iluminação pública todo custo que decorre dos serviços de instalação, manutenção, melhoramento ou expansão da rede de iluminação, além de outras atividades. Estes custos compõem-se aos custos dos serviços de iluminação pública e as despesas com estudos, projetos, fiscalização, administração, execução, financiamentos e serviços técnicos, assim como as despesas com máquinas, equipamentos e demais gastos para a realização do serviço.

Quem deve pagar a contribuição?

Segundo o art. 4º, a COSIP incide sobre cada unidade imobiliária autônoma edificada ou não, e unidade não imobiliária ligadas à rede de energia elétrica, localizadas na zona urbana e de expansão urbana deste Município.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Como Unidade Imobiliária Autônoma, a lei entende os bens imóveis edificados ou não, bem como, os apartamentos, escritórios, salas, lojas, sobrelojas, boxes, e demais unidades em que o imóvel for dividido. Já Unidade Não Imobiliária são os bens móveis, permanentes ou não, tais como bancas, trailers, barracas, palco para shows e assemelhadas.

O proprietário, titular do domínio útil ou o possuidor, a qualquer título, das unidades imobiliárias autônomas, edificadas ou não, e das unidades não imobiliárias, ligadas à rede de energia elétrica, situadas em Três Lagoas devem pagar a contribuição.

A responsabilidade pelo pagamento da COSIP subroga-se na pessoa do adquirente ou do sucessor a qualquer título. E são solidariamente responsáveis pelo pagamento da Contribuição todos aqueles que, por força contratual, encontrem-se na posse do imóvel.

ISENÇÃO

Ficam isentos do pagamento da COSIP, as unidade imobiliárias autônomas com ligações monofásicas residenciais, cujo consumo de energia elétrica mensal for igual ou inferior a 100 kWh.

Informações da Lei Nº 1824 de 19 de dezembro de 2002

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente deixa criança que estava em bicicleta ferida no bairro Jardim Europa

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento.

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.