19.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Projeto sustentável da Fibria realiza reforma de casa no Bairro Jardim Carandá

13/01/2014 – Atualizado em 13/01/2014

Projeto sustentável da Fibria realiza reforma de casa no Bairro Jardim Carandá

A escolha da casa foi feita por meio de uma gincana ecológica com a participação de 28 famílias

Por: Assessoria

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do uso consciente da energia elétrica e da água, a Fibria reformou uma casa com ênfase no conforto ambiental e na sustentabilidade.

A ação, que faz parte do projeto Bairro Ecológico, foi realizada no Bairro Jardim Carandá e contou com a participação de 28 famílias. “Para selecionarmos a casa que receberia a reforma passamos por quatro etapas e a primeira foi um estudo técnico que considerou alguns aspectos, como abrangência, necessidade e localização, para a seleção do local onde iriamos realizar as atividades”, diz a consultora de meio ambiente, Lillian Carvalho.

Após a escolha do bairro, foi realizado um estudo socioambiental, onde foi aplicado um questionário na comunidade com o objetivo de caracterizar a situação local, suas necessidades e prioridades.

Para a seleção da casa que ganharia a reforma, durante a terceira etapa foi realizada uma gincana ecológica. “Definimos o tema Recursos Hídricos e o objetivo era a redução do consumo de água dentro de um determinado período e a casa que obtivesse a maior redução, levando em consideração o número de moradores, seria a vencedora”, explica Lillian.

Segundo a consultora de meio ambiente, antes de iniciar a ação, os moradores receberam algumas dicas sobre como utilizar a água de modo consciente. “Entregamos cartilhas com informações ilustrativas sobre o consumo consciente, para que eles pudessem saber como reduzir o consumo em seu dia-a-dia”.

Na ocasião, Selma Feitoza, que teve a casa selecionada para reforma, conseguiu reduzir o consumo de água em menos da metade, a comprovação, veio na conta de água. “Mudei alguns hábitos, como escovar os dentes com a torneira fechada, diminuímos o tempo do banho, prestamos mais atenção ao lavar a louça e reaproveitei a água utilizada para lavar a roupa, para limpar a calçada e aguar as plantas”, completa Selma, que mora com mais sete pessoas.

Atualmente o projeto está na quarta etapa, que é a reforma da casa com ênfase em aspectos de conforto ambiental e sanitário, como a implantação de sistemas de tratamento de esgoto, instalação de forro em PVC em toda casa para melhor isolamento térmico, novo piso e troca das bacias do banheiro, pintura interna e externa, troca das portas e revitalização da varanda. “Também incluímos ítens de conforto interno como beliches, jogos de lençóis, travesseiros novos, fogão e máquina de lavar. Dessa forma acreditamos que a família terá melhores condições de vida e seja possível a transformação social e ambiental dessas pessoas”, diz Lillian.

Para Selma, que teve sua casa danificada durante a tempestade de 2010, a reforma da casa é um sonho realizado. “Eu não teria condições de fazer nem metade do que eles fizeram e além de tudo, aprendi a utilizar energia elétrica e a água de forma consciente”.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 966 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 347 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de sete Estados brasileiros.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...