20.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

MS tem a 6ª menor taxa de desocupação do país e até o final de 2019, Três Lagoas vai gerar 1720 postos de trabalho

Shopping e Grupo Atacadão serão os principais geradores de empregos diretos em 2019 em Três Lagoas (MS).

18/05/2019 08h54
Por: Julia Vasquez

TRÊS LAGOAS (MS) – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na última quinta-feira (16), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de pessoas desocupadas em todos os estados da Federação para o 1º Trimestre de 2019.

Mato Grosso do Sul registrou uma taxa de desocupação, no 1º trimestre de 2019 de 9,5%, o que representa 135 mil pessoas desocupadas. É a 6ª menor taxa de desocupação registrada no país.

Os responsáveis pelo bom desempenho frente ao panorama nacional de pessoas desocupadas são o agronegócio e a atratividade industrial observada em Três Lagoas desde a década de 1990, culminando com o pacote de incentivos fiscais municipais e estaduais para atrair novas indústrias para o Estado de Mato grosso do Sul.

O nível de ocupação em MS foi de 60,1%, registrando queda de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado, porém mantendo estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2018 com a diferença de -0,2%.

As maiores taxas de desocupação foram observadas no Amapá (20,2%), Bahia (18,3%) e Acre (18,0%), e a menores, em Santa Catarina (7,2%), Rio Grande do Sul (8,0%) e Paraná e Rondônia (ambos com 8,9%).

CENÁRIO LOCAL

De acordo com o gestor da Casa do Trabalhador Jurandir da Cunha Viana Junior (Nuna), atualmente cerca de 150 pessoas procuram o Ciat por dia em busca de emprego. Considerando este número, numa conta simples, Três Lagoas, deve ter registrado, portanto, 9 mil pessoas desempregadas no primeiro trimestre de 2019 e, com as anotações de margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, este número cairia para 7.200 pessoas desempregadas.

No entanto, Três Lagoas continua atraindo investidores e, até o final de 2019, o terceiro setor (comércio e prestação de serviços) vai gerar 1.720 novos postos de trabalho. Sendo 1500 vagas através do shopping, com conclusão de obras e inauguração previstas para novembro deste ano e ouras 220 vagas imediatas, geradas pelo grupo Atacadão.

Para Nuna, estes empreendimentos trazem um alento para o cenário de emprego e ocupação para a população local e flutuante e, consequentemente para a cidade e região.

Neste sentido, mesmo com as incertezas da economia nacional, a grande ansiedade com as reformas, especialmente a da Previdência e o cenário de instabilidade na política, Três Lagoas, anota mais um “pulo do gato” e todos setores da economia local (campo, indústrias e comércio) poderão transitar ao longo de 2019 com boas expectativas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

OUTROS NÚMEROS

Considerando-se as variações estaticamente significativas, Mato Grosso do Sul anotou a segunda maior variação do país, em relação ao mesmo trimestre de 2018, junto com Goiás, com 2,5 pontos percentuais.

Mesmo com o crescimento, MS tem a 6ª menor taxa de desocupação do país.

No Brasil, em 14 das 27 unidades da federação, a taxa cresceu em relação ao trimestre anterior. Nas demais UFs, houve estabilidade. A maior variação foi no Acre (4,9 pontos percentuais).

Também no estado, no 1º trimestre de 2019, a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação a força de trabalho ampliada) foi de 18,5%, o que representa 279 mil pessoas. Piauí (41,6%), Maranhão (41,1%) e Bahia (40,4%) apresentaram as maiores taxas, e as menores foram em Santa Catarina (12,1%), Rio Grande do Sul (15,5%) e Mato Grosso (16,5%).

O contingente de desalentados no 1º trimestre de 2019 foi de 38 mil pessoas de 14 anos ou mais.

Já o percentual de pessoas desalentadas na população na força de trabalho ampliada foi de 2,5% e se manteve estável com o trimestre anterior e com o mesmo trimestre de 2018.

No setor privado do estado, são 608 mil trabalhadores, sendo que deste total, 464 mil (76,3%) dos empregados tinham carteira de trabalho assinada e 144 mil não tinham carteira assinada (23,7%). Estes percentuais se mantiveram estáveis em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre de 2018.

O empresário Jorge Abdul esteve nesta semana em Três Lagoas e confirmou a inauguração do shopping para novembro de 2019. Foto: Rodrigo de Freitas/Rádio Caçula.

Gestor da Casa do Trabalhador Jurandir da Cunha Viana Junior (Nuna). Foto: Rádio Caçula.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.