26 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Longen inaugura nesta sexta-feira o ISI Biomassa em Três Lagoas

12/12/2017 08h26

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a unidade conta com uma área 4,5 mil m² e foi edificado no local onde funcionava a extinta estação ferroviária da NOB

Por: Da redação

Com as presenças do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, e do governador Reinaldo Azambuja, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, inaugura, nesta sexta-feira (15/12), às 11 horas, em Três Lagoas (MS), o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), que está localizado na Rua Angelina Tebet, 777, Bairro Santa Luzia.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, a unidade conta com uma área 4,5 mil m² e foi edificado no local onde funcionava a extinta estação ferroviária da NOB (Noroeste do Brasil), recebendo investimentos de R$ 35 milhões, entre edificação do espaço físico e aquisição de equipamentos.

“A ideia é proporcionar à indústria local e de todo o Brasil a possibilidade de usar laboratórios de ponta e a expertise da equipe do instituto. Queremos aumentar a produtividade e a competitividade da indústria com a criação de soluções inovadoras para empresas, inclusive as de médio e pequeno porte”, afirmou Jesner Escandolhero.

A diretora do ISI Biomassa, Carolina Andrade, ressalta que apesar de inaugurado oficialmente somente agora em dezembro, o Instituto já está em pleno funcionamento. “Com a realização de análises para caracterização físico-química de diversos tipos biomassa e laboratórios da área química, microbiológica, biologia molecular, tratamento e preparo de matérias-primas e unidades de planta piloto para escalonamento de processos”, ressaltou.

Instalações

O espaço conta com um laboratório de Processos Químicos, dois de Preparo de Matérias Primas, um de Microbiologia, um de Bioquímica e Biologia Molecular, quatro plantas piloto para Processos Biotecnológicos, uma área piloto para Processos Químicos e um Laboratório de Análise Instrumental, como suporte aos demais.

Além disso, o Instituto foi dividido em quatro áreas: Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento de Materiais Orientados a Produtos, Utilização de Resíduos e Engenharia de Processos e Biotecnologia Industrial, e Engenharia de Bioprocessos. Estas áreas devem atender as demandas dos setores de Papel e Celulose, Sucro-Energético, Biocombustíveis e Biodiesel e Químico.

O ISI Biomassa permitirá a atualização e a qualificação dos pesquisadores para gerar conhecimento e desenvolver tecnologias inovadoras que atendam às necessidades atuais e futuras da indústria. Com atuação transversal no campo da biomassa, o Instituto pretende atender a todos os setores da indústria e às demandas específicas de cada região do País em áreas como energias renováveis, cosméticos, fármacos e fármacos veterinários.

Credenciado pelo instituto Embrapii, o ISI Biomassa e outras oito unidades e polos que também foram habilitados receberão R$ 52 milhões em recursos para desenvolver projetos de inovação em parceria com empresas. “O Senai sempre tem sido pioneiro na condução das questões ligadas à inovação em Mato Grosso do Sul e, percebendo a importância e o potencial inovador das empresas sul-mato-grossenses, especialmente as indústrias, houve o entendimento de que seria viável investir em um instituto focado na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços voltados, principalmente, para a transformação de biomassa e todas as demais linhas associadas ao tema”, declarou Jesner Escandolhero.

(*) Informações com A Crítica.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Primeiro “Baile da UMI” será realizado neste sábado (20) no 3R Pub

Valdenir Gonzaga, o "Caju", presidente do Unidos da Melhor Idade esteve com a radialista Toninha Campos, onde contou sobre o evento, que já está com quase todos os ingressos vendidos.

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Parque São Carlos

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada no local, onde conduziu às vítimas até a unidade de saúde.

Traficante de 18 anos é preso pela Força Tática durante patrulhamento pelo São Jorge

Suspeito foi encontrado em um ponto, frequentado por usuários no momento em que realizava a venda de porção de crack à uma pessoa.