19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Lei que reduz salário e jornada de trabalhadores já esta em vigor

29/06/2017 08h55

Por: Yahoo Finanças

O presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.456/2017, que permite a redução em até 30% da jornada e salários de trabalhadores de empresas com dificuldades financeiras e prevê novas regras para o Programa Seguro-Emprego, antes denominado Programa de Proteção ao Emprego. O texto foi publicado nesta terça-feira, 27, no Diário Oficial da União.

Empresas de quaisquer setores que passem por dificuldades financeiras podem aderir ao PSE. Basta que entrem em acordo coletivo de trabalho para redução de jornada e salário em até 30%.

O prazo de adesão, que era até dezembro de 2016 no PPE, passa a ser dezembro de 2017, com extinção do programa em dezembro de 2018. As empresas participantes continuam proibidas de contratar funcionários para executar as mesmas atividades exercidas por empregado abrangido pelo programa.

A adesão de novas empresas ao PSE também está sujeita à disponibilidade orçamentária e financeira a ser fixada pelo Executivo. A despesa com o PSE é estimada em R$ 327,3 milhões em 2017 e e R$ 343,4 milhões em 2018. Os cálculos baseiam-se em um público de 55 mil trabalhadores, atualmente coberto pelo programa, durante 5,6 meses, em média.

A intenção do governo é reduzir o número de demissões ao baratear, temporariamente, os custos com mão de obra em empresas com dificuldades financeiras. Empresas que aderirem ao programa de forma fraudulenta deverão devolver o valor integral recebido do governo acrescido de juros com base na taxa Selic.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...