23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Governo entrega Licença de Operação e Fibria inaugura Terminal Intermodal em MS

04/12/2017 09h41

Por: Redação

A Fibria inaugurou na sexta-feira (1°.12) seu Terminal Intermodal em Aparecida do Taboado, para levar a produção das duas unidades de Três Lagoas até o Porto de Santos via ferrovia. Durante a solenidade o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, entregou a Licença de Operação da unidade.

O terminal que integra os transportes rodoviário e ferroviário recebeu R$ 60 milhões em investimentos e tem capacidade para escoar 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, atendendo clientes da Ásia, Europa e Estados Unidos. Resultado do apoio do Governo do Estado, a unidade gerou 235 empregos diretos e indiretos entre construção e operação.

Jaime Verruck parabenizou a Fibria pelo modelo de negócio implantado no Estado e ressaltou que este é o exemplo desejado para o País, pois apesar da ajuda do Governo, o setor privado é a principal mola de desenvolvimento do Estado. Também ressaltou a importância que o setor florestal ocupa hoje em Mato Grosso do Sul.

“Floresta chegou e entrou efetivamente na cultura do Estado. Aprendemos a falar e a gostar, isso não vai parar aqui e vamos continuar avançando. Nós aprendemos a trabalhar com a celulose e vimos a economia mudar ao longo dos anos. Hoje não somos mais só soja e boi, no mínimo, também temos celulose”.

Desde a conclusão das obras em outubro, já passaram 90 mil toneladas de celulose em direção a São Paulo, mas a previsão é de que esse seja o volume transportado por mês a partir de agora. Em fevereiro a Fibria deve inaugurar o terminal para receber seus produtos em Santos e, com isso, o ciclo da celulose para exportação terá duração de 200 horas.

O Intermodal reúne o que há de mais moderno em logística no mundo e inaugura após a empresa estudar 38 opções de rota. A celulose da Horizonte 1 e 2 será transportada em 21 locomotivas e 542 vagões, escoando toda a produção que faz de Três Lagoas a capital mundial da celulose.

O presidente da Fibria, Marcelo Castelli, disse que os anos de atuação em Mato Grosso do Sul têm sido surpreendentes e a produção segue em ótimo ritmo. “Chegamos em 2007 ao Estado, planejando a primeira fábrica que começou em 2009. Nesse período o desempenho foi tão positivo que nossos acionistas dobraram a capacidade de aposta, por gostarmos de estar aqui”.

Ainda durante a inauguração, Castelli anunciou a implantação do Programa de Gestão Pública para o município, que assim como foi feito em Três Lagoas, vai potencializar o desenvolvimento social e econômico de Aparecida do Taboado.

O prefeito José Robson Samara disse que a inauguração abre um novo tempo para o município, que intitulou a partir de agora de “capital da logística da celulose”. Ele ainda agradeceu ao apoio do Governo e setor privado em uma parceria que gera emprego e renda para a população local.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confirmados!!! Alckimin e Tebet em Três Lagoas nessa sexta-feira (26)

Na agenda da ministra e do vice-presidente, onde o principal foco da visita é a unidade da fábrica de fertilizantes UFN3, está também programado...

Vacinação contra a gripe será realizada na Feira Central neste sábado (27)

No próximo sábado, dia 27, a Secretaria de Saúde promoverá uma vacinação especial durante a feira livre, das 6h às 11h da manhã, com...

Três lagoas terá unidade de saúde aberta até às 22 horas

Nos próximos dias, Três Lagoas poderá contar com uma novidade, uma unidade de saúde estará aberta para atender a população até as 22 horas....