19.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Governo de MS impulsiona a economia do bolsão sul-mato-grossense

Azambuja e autoridades anunciam investimentos para Três Lagoas e cidades da região.

16/02/2019 08h05
Por: Mirela Coelho

Na tarde de quinta-feira (14), o Governador Reinaldo Azambuja entregou a Três Lagoas (MS) e outras 7 cidades da região patrulhas mecanizadas e insumos agrícolas para os pequenos produtores rurais. Durante o evento, em benefício da Agricultura Familiar, várias autoridades puderam externar as expectativas e as melhorias futuras pleiteadas para esse ano de 2019.

Desse modo, em entrevista exclusiva para a Rádio Caçula, o Governador e outras autoridades puderam esclarecer as dúvidas da população quanto ao desenvolvimento de Três Lagoas, os projetos em andamento e as possíveis soluções para problemas antigos.

Assim, segue abaixo, em primeira mão, o relato de cada um quanto ao progresso e futuro da nossa cidade e para o desenvolvimento do Bolsão Sul-Mato-Grossense.

Ângelo GuerreiroPrefeito da cidade de Três Lagoas

O Prefeito Ângelo Guerreiro agradeceu o auxílio conquistado e elogiou o auxílio que o Governo do Estado tem prestado, desde o ano passado, com a entrega de patrulhas mecanizadas para Três Lagoas e outros municípios. Esses equipamentos permitiram que os produtores rurais preparassem a terra e fizessem a colheita do produto.

Hoje, Três Lagoas é a campeã na compra e na aquisição da Agricultura Familiar, principalmente para a Educação e Assistência Social, alcançando uma aquisição de 84%, em detrimentos aos 30% determinados por lei. Esses dados possibilitam que o Governo do Estado dê o aporte a novas demandas e propicie o desenvolvimento do município.

Reinaldo Azambuja – Governador do Estado de Mato Grosso do Sul

O Governador Reinaldo Azambuja, fez vários apontamentos sobre as benfeitorias e as aquisições para o desenvolvimento do Bolsão Sul-Mato-Grossense. Dentre elas destacamos:

Maquinários- Azambuja destacou que as entregas dos maquinários foram realizadas em etapas. Totalizando 1100 equipamentos entregues e destinados para a agricultura familiar.
A proposta que o governo tem para esse segmento da agricultura familiar é de ampliação, e para isso, recursos orçamentários na ordem de 29 milhões para a compra de mais equipamentos já foram disponibilizados para o ano de 2019.

Regularização Fundiária – para a regularização dos assentamentos em Mato Grosso do Sul, o governador solicitou uma reunião com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (DEM-MS) e com o Secretário Especial de Assuntos Fundiários Luiz Antônio Nabhan Garcia, para a realização de uma parceria e realizar uma integração para que esses títulos definitivos sejam entregues. Proporcionando assim o progresso da agricultura familiar e possibilitando através de parcerias a recuperação das estradas, principalmente estradas municipais que cortam os assentamentos.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Hospital Regional Costa Leste – o governador se reuniu os dirigentes da empresa responsável pela construção, onde foi solicitada a aceleração das obras, uma vez que o dinheiro encontra-se disponível na conta. Foi solicitada a entrega para o final de 2019. Uma vez pronto, o Hospital Regional atenderá toda a região da Costa leste e juntamente com a Universidade Federal iniciará o Hospital Escola, tornando assim um polo de referência, contando com profissionais altamente capacitados, onde poderá ser realizado o atendimento de alta e média complexidade para a população. Para a construção foi destinado um total de 54 milhões. Cerca de 28 milhões já está provisionado para a compra de equipamentos para os dois Hospitais Regionais que estão sendo finalizados o de Dourados e Três Lagoas.

Agricultura Familiar – Azambuja salienta que a organização da agricultura familiar é uma necessidade. A organização das cooperativas e das associações dos assentamentos propiciará um fortalecimento e consequentemente aumento no mercado interno, assim como aumento da competitividade de negócios e implantação de novos. Atualmente, o estado ocupa o mercado interno com aproximadamente 30% da produção própria, os outros 70% advém de outros estados.

A reeleição – Em uma avaliação dos 2 primeiros meses após a reeleição, o governador destaca que todas as obras previstas estão em andamento, salvo o projeto da readequação da Av. Clodoaldo Garcia em Três Lagoas, que por solicitação da prefeitura, dos comerciante e da Associação Comercial está sendo revisto, mas após a aprovação as obras serão retomadas.

Malha Oeste – a rede ferroviária se destaca como uma das obras prioritárias para o desenvolvimento do estado. Para isso, no dia 21 deste mês, o governador se reunirá com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tratar desse projeto. O Ministro já se prontificou em apresentar o projeto na próxima reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) que ocorrerá em março. Com isso, poderemos avançar na concessão, investimentos e a retomada da Malha Oeste. Exemplificando, a Malha Paulista, receberá esse ano um investimento em torno de 8 bilhões de reais. E ferrovia é interligação, e melhorando as malhas ferroviárias melhora a competitividade do estado.

DNIT – a retomada das obras da BR 262 está prevista para os próximos dias. Já está previsto no orçamento da União para 2019, uma emenda de 28 milhões para o contorno rodoviário, garantindo assim os recursos necessários para o projeto, e para o início das obras do contorno rodoviário. São obras estruturantes e projetos importantes para o investimento e melhoramento da região.

UFN3 – Ainda há um impasse quanto à concessão para a empresa russa que ganhou a concessão. Reinaldo salienta a empresa já está em negociação com a MS Gás e com a Bolívia para a assinatura do contrato da compra de gás.

Desse modo, o governador relata que “Em dois meses temos um horizonte melhor para os próximos 4 anos do que tivemos nos últimos 4 anos atrás, quando começamos o governo com a pior crise do Brasil. E o segundo governo será marcado pela retomada do crescimento do nosso país. O Brasil vai voltar a crescer se fizer o dever de casa. Se aprovar as reformas estruturantes, possibilitando um desenvolvimento maior no país e em específico em Mato Grosso do Sul.”

Eduardo RochaDeputado Estadual do Mato Grosso do Sul

O Deputado relatou que “o governador Reinaldo Azambuja tem sido sensível e viu a importância e a força da nossa cidade e da nossa região no contexto da economia sul-mato-grossense”. Sua vinda foi uma confirmação do compromisso com o Prefeito Ângelo Guerreiro e com os outros prefeitos da região pelo progresso.

Rocha destaca ainda que a visita permitiu que outros pedidos do interesse da população fossem solicitados, como asfalto na MS 320, obras de infraestruturas, equipamentos para Três Lagoas. Todas as solicitações foram para ajudar a cidade de Três Lagoas e as outras cidades da região, proporcionando o crescimento em conjunto de todo o Bolsão.

O Deputado Estadual atualmente foi eleito para o cargo de vice-presidente da Câmara Legislativa, e através do seu relato: “Este cargo não é apenas meu, mas de toda a população sul-mato-grossense. E que através dele serão pleiteados outros benefícios para a região”.

Com a visita, a população se pronunciou e reivindicou várias melhorias, dentre elas: asfalto, recapeamento de ruas e avenidas, ambulâncias para os municípios entre outros. O Deputado salientou que já está em contato com as autoridades de cada município, alinhando as necessidades e deficiências, e assim criar emendas para tentar suprir todas as demandas.

Jaime VerruckSecretário da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso do Sul

O Secretário da Agricultura Familiar, Jaime Verruck relatou que as entregas de equipamentos foi possível através da ação em conjunto de todos os Deputados, e principalmente a uma política de incentivo a Agricultura Familiar.

O Estado de Mato Grosso do Sul tem uma prioridade na Agricultura Familiar, e principalmente pela regulação fundiária junto o Ministério da Agricultura, que além de regularizar a titulação desses proprietários, possibilitará alocar cerca 25 mil produtores da Agricultura Familiar em atividade produtiva.

Juntamente com a regularização, será realizado em 2019 um levantamento junto às federações dos trabalhadores e das prefeituras para verificar quais os equipamentos que faltam para que seja realizado um atendimento adequado.

Pedro Chaves – Secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Governo de Mato Grosso do Sul.

O Secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos, Pedro Chaves, tem como função principal realizar a intermediação do Governo do Mato Grosso do Sul com o Congresso Nacional, Ministérios, Embaixadas e investidores. Tendo um papel fundamental para fazer o nosso estado ser e estar presente no Distrito Federal. Tendo assim uma voz ativa nas ações, permitindo que o estado de Mato Grosso do Sul possa encontrar o seu caminho e a sua vocação.

Como designado pelo governador, o secretário está realizando uma análise de todos os municípios do estado, buscando a aptidão e a vocação de cada um, e partir desse levantamento aportar novas empresas e investimentos, gerando emprego e renda. Um exemplo é a viabilização da Agricultura Familiar com a entrega de patrulhas mecanizadas a qual proporcionará um aumento de produtividade, além de uma regularidade na entrega de produtos na região do Bolsão.

Dentre as responsabilidades do cargo, está o processo da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3). Neste caso, o secretário pôde corroborar para o destravamento do processo junto ao Tribunal de Contas possibilitando a abertura de licitação.

Nessa licitação um Grupo Russo foi o beneficiário, e de contra partida deu todas as garantias previstas em contrato. Atualmente, o STF bloqueou o processo, mas através de liminar concedida a poucos dias foi possível das continuidade as tratativas. Estima-se que em 90 dias tudo deva estar normalizado.

Quanto a BR 262, relatou que as obras já estão em andamento e as providências já estão sendo tomadas para garantir que os recursos sejam realocados e sejam concluídas as obras.

Ângelo Guerreiro - Prefeito da cidade de Três Lagoas.

Reinaldo Azambuja - Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.

Eduardo Rocha - Deputado Estadual do Mato Grosso do Sul.

Jaime Verruck – Secretário da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Pedro Chaves – Secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Governo de Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...