19.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Governador nega privatização da MSGás

31/01/2018 10h43

Reinaldo Azambuja revelou temor com eventuais perdas com arrecadação do setor.

Por: Da Redação

Durante evento com autoridades bolivianas na manhã da última terça-feira (30), para tratar de assuntos relativos à importação de gás natural, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou temor com eventuais perdas com arrecadação do setor, e negou que o Estado vá privatizar a MSGás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul).

“Não tem privatização da MSGás. Quem fala isso é quem não tem conhecimento. O que existe é um estudo pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de quanto vale a MSGás, com perspectivas e projeções para o futuro”, destacou Reinaldo.

De acordo com o governador, 51% da companhia pertence ao governo estadual, enquanto o restante está dividido entre a Petrobras e a iniciativa privada. O estudo citado visa analisar o valor da MSGás e projetar crescimento, em cima da análise de perspectivas do mercado do gás nos próximos anos.

“Se nós estamos tentando comprar gás boliviano via MSGás é que o Estado tem interesse que ela cresça, como fornecedora do Estado não só de gás natural, mas de outros insumos”, frisou o tucano.

ICMS

Com as chuvas de verão em todo país, o governador frisou que aumentou o nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país, o que diminuiu a produção das termoelétricas, movidas a gás natural. Essa realidade pode diminuir a importação do produto, e prejudicar a arrecadação de Mato Grosso do Sul.

Em 2017, disse Reinaldo, MS registrou queda na arrecadação de cerca de R$ 400 milhões. Além da Petrobras diminuir o volume de importação, o valor do produto e a queda do dólar também contribuíram para essa realidade.

“Se diminuir o bombeamento de gás, teremos, talvez, em 2018 uma perda maior do que houve em 2017”, lamentou o governador, revelando que o ICMS sobre o gás hoje é de 17%.

Projeção

O encontro em Campo Grande integra uma série de reuniões entre autoridades bolivianas e brasileiras interessadas no gás natural. De acordo com o governador, a construção de uma termoelétrica em Corumbá deve resultar no consumo de cerca de 1 milhão de metro cúbicos por dia.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A possível venda da fábrica de fertilizantes pela Petrobras, em Três Lagoas, também pode significar no aumento do volume de importação, e consequente reforço no caixa do Estado, com aumento na arrecadação com ICMS do gás.

Por Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...