22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Filtros dos gases de exaustão da Caldeira de Recuperação pesam mais de 2 mil toneladas

14/01/2017 – Atualizado em 14/01/2017

Por: Assessoria de imprensa

Para o funcionamento de uma das maiores caldeiras de recuperação do mundo, é preciso peças que correspondam a tal magnitude. Um deles é o precipitador eletroestático, que funciona como um filtro, deixando limpos os gases exauridos da caldeira. Essa peça é dividida em quatro módulos, cada um com 14 metros de altura e o mesmo de largura e comprimento. Também impressionam as 2.050 toneladas dessa peça completa.

Você Sabia? O precipitador eletroestático completo pesa quase o dobro da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Projeto Horizonte 2 terá oficina para atender complexo industrial

Para aumentar a eficiência nas suas operações e reduzir os impactos ambientais, a Fibria busca o constante aprimoramento em seus processos para garantir excelência operacional e a conservação do meio ambiente. Para isso, o Projeto Horizonte, construção da segunda linha de produção de celulose da Fibria em Três Lagoas (MS), terá uma oficina de provedores dentro de complexo industrial para atender todas as áreas e setores. Serão oferecidos pelas empresas parceiras diversos serviços como de carpintaria, pintura, laminação em fibra de vidro, isolamento térmico e entre outros. Com a proximidade da fábrica, manutenções corretivas e preventivas ganham agilidade, além de assegurar o cumprimento aos requisitos de qualidade e segurança exigidos pela Fibria. A área total destinada para oficina é de 2.500,00 m², o que equivale a uma volta na Lagoa Maior em Três Lagoas, principal cartão postal do município.

Turbogerador do Projeto Horizonte 2 pesa 150 toneladas

A Fibria é autossuficiente em produção de energia elétrica, pois produz sua própria energia a partir da queima da biomassa e disponibiliza o excedente para o sistema elétrico brasileiro. E para gerar a energia para segunda linha de produção de celulose da Fibria em Três Lagoas (MS), serão instaladas turbinas e geradores de alta tecnologia em relação aos demais em operação no Brasil, permitindo maior potência e aumentando a eficiência energética da unidade. Um desses equipamentos, o gerador elétrico TG3 possui potência de 166 MVA (mega-volt ampere), e com 150 toneladas, já está instalado na base civil da Casa de Força 2, área destinada a distribuição de vapor e geração de energia elétrica. Os turbogeradores consomem energia térmica do vapor, transformando-a em energia elétrica para o processo produtivo da celulose.

Você sabia? O conjunto do turbogerador TG3 com potência de 166,59 MV, com a da turbina a vapor de 149,2 MW (megawatts), possui capacidade de gerar energia para abastecer uma cidade de 100 mil pessoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística

GOVERNO MS - O governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes,...

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam no sábado no Madrugadão

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos...

Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS

No ano, dengue fez seis vítimas no Estado, sendo três delas crianças.