23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Fibria incentiva a capacitação e a inserção de jovens no mercado trabalho

18/04/2017 13h00

Apoio ao programa de aprendizagem auxilia na formação da mão de obra qualificada que atende demandas locais e das cidades no entorno de Três Lagoas (MS)

Por: Performa Comunicação

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional das comunidades onde atua, a Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, incentiva a formação profissional de jovens por meio do programa Jovem Aprendiz.

Atualmente, a unidade possui em seu quadro 12 aprendizes na área industrial e 21 na área florestal e, recentemente, foi concluído o processo de inscrição para novas vagas do programa de aprendizagem que irá capacitar 26 jovens, com idades entre 18 e 22 anos, para o setor.

A Fibria participa do Jovem Aprendiz há cinco anos e tem contribuído para a capacitação da mão de obra qualificada que atende as demandas locais e das cidades no entorno de Três Lagoas (MS). “O programa proporciona aos jovens a possibilidade de desenvolvimento profissional e uma melhor colocação no mercado de trabalho. Desde 2012, foram 81 jovens formados e, atualmente, 61 estão em formação”, explica a coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Elaine Dias.

A capacitação, que tem duração de 15 a 18 meses, é dividida em duas etapas: teórica, com aulas na unidade local do SENAI/MS, e prática, em que o aluno recebe a formação na Fibria, que busca o aperfeiçoamento profissional por meio de atividades supervisionadas por profissionais da empresa, sendo realizadas nas áreas operacionais da fábrica e na florestal. “O contato com o ambiente de trabalho facilita a aprendizagem e reafirma a aptidão vocacional para a atividade que ele irá exercer no futuro”, diz Elaine.

Entre os admitidos as expectativas são aquisição de conhecimento e a perspectiva de crescimento dentro da carreira profissional. A estudante de administração Thalia Oliveira, de 19 anos, descreveu que quando soube da aprovação sentiu a mesma emoção de ver o seu nome na lista de admissão do vestibular. “Eu fiquei muito feliz porque a Fibria é uma empresa séria e com uma ótima colocação no mercado e ter a oportunidade de receber qualificação e adquirir experiência profissional dentro de uma empresa como essa é o anseio de muitas pessoas, e eu consegui”, diz Thalia.

Felipe Yuji, de 19 anos, é estudante de engenharia química e também participa do programa de aprendizagem. Além da qualificação profissional ele espera conquistar experiência para que ao término do curso possa conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho. “Muitas empresas exigem experiência dos candidatos a uma vaga, por isso, durante o curso quero absorver o máximo de conhecimento, para colocar em prática logo que eu concluir a aprendizagem. Quem sabe, até ser contratado pela Fibria e ter a oportunidade de seguir carreira”, diz Felipe.

Durante todo o processo de aprendizagem a Fibria também fornece aos alunos transporte, seguro de vida, plano de saúde, alimentação e bolsa auxílio.

Desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o programa foi criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) e tem o objetivo de incentivar as empresas a investirem em programas que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto Arquivo - Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Condutores de categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxicológico

GOVERNO MS - A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) tem alertado para a proximidade do prazo final para condutores que possuem CNH (Carteira Nacional...

Motociclista sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima colidiu contra um Fiat Uno, que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.