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quinta-feira, 25 de abril, 2024

Encontro Estadual de Defesa do Consumidor resultou em benefícios para os consumidores

07/11/2014 – Atualizado em 07/11/2014

Encontro do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor resultou em grande benefícios para os consumidores

Confira um balanço dos benefícios conquistados e posicionamentos de empresas prestadora de serviço

Por: Assessoria Procon

Nos dias 05 e 06 de novembro, os dirigentes do Procon Estadual e dos Procons dos municípios de Dourados, Navirai, Três Lagoas, Miranda, Nova Andradina, Costa Rica, Jardim, Brasilandia, Maracaju, Santa Rita do Pardo e São Grabriel D’Oeste.

Lilian Campos, Diretora do Procon destacou a importância da reunião de todos os dirigentes de Procons do Estado “ A cidade de Três Lagoas conta com 65 mil habitantes na PEA – População Economicamente Ativa. Tendo em vista esse grande número as ações integradas são de ampla valia porque atinge a coletividade, dando grandes resultados. Destaque para as conciliações, que são importante vitória, pois se resolvem conflitos de consumo.”

Para o representante da OAB – Luiz Henrique de Lima Gusmão “ Os trabalhos desenvolvidos pelos Procons estão na vanguarda da proteção do consumidor, pois diminuem as demandas no Judiciário.”
O Defensor Público, Flávio de Oliveira enalteceu o trabalho dos Procons – “ É passaporte para o cidadão no exercício de seus direitos. Em razão da morosidade da justiça, pelo volume de processos, confere aos Procons uma importância relevante dentro do Sistema de Defesa do Consumidor”

Em discurso o Superintendente do Procon, Alexandre Monteiro Rezende ressaltou a importância do Encontro, da parceria com a OAB e a Defensoria Pública que tratam da causa do consumidor. “Há dois anos os encontros estão ocorrendo e a cada um deles a política de defesa do consumidor está sendo sedimentada, vez que o objetivo é de expandir o conceito da defesa do consumidor. Temos como referência a programação que traz assuntos muito importantes para resolver, no coletivo, os problemas ocorridos com produtos e serviços. Que por termos assuntos polêmicos e que os encaminhamentos sejam tomados de forma a resolver os assuntos pertinentes a defesa do consumidor”.

Grandes lojas se instalam em Três Lagoas e o processo de trabalho é belíssimo. Que todos os Procons devem ser valorizados, pois neles são cuidados e sedimentados os direitos do cidadão de Três Lagoas e de todo o Estado, finalizou a prefeita de Três Lagoas Marcia Moura.

Vários temas foram debatidos, entre os mais relevantes estão:

Operadora Vivo – Reconheceu alguns problemas foram constado na região e foram feitos ajustes ao longo do período. Informaram que a linha de fibra ótica foi ativada efetivamente no dia 04/11/2014. As cidades que serão impactadas são Dourados e Nova Andradina. Também confirmaram que até o final de novembro outras rotas serão ativadas dando mais qualidade ao pacote de dados. Hoje existem 45 obras em andamento no Mato Grosso do Sul com a finalidade de melhorar o a prestação do serviço. Na região de Dourados há problema de instalação de site, em razão de problemas com a proteção ao meio ambiente, alguns que tem problema de concessão de alvará.

Operadora OI – A operadora está reduzindo o número de reclamações em percentual de 33%. A intenção é de resolver e neste sentido o índice chegou a 80%. Informaram que a venda de serviços terceirizados em locais em que o serviço não está disponibilizado e isso é resultado de uma auditoria realizada pela operadora.

Elektro – Explicou como são os procedimentos dos danos elétricos, e que fez levantamento e são atendidas as reclamações, porém em muitos casos os pedidos são indeferidos pela falta de nexo de causalidade, ausência de ocorrência na rede elétrica, indisponibilidade de equipamento para vistoria e outros.

Como encaminhamento ficou pactuado que será feita uma carta manifestando a insatisfação com os trabalhos prestados pela Anatel. Fica decidido que no próximo encontro a operadora CLARO E TIM deverão ser convidadas para responder às reclamações nos SINDEC dos Procons e manifesta pela apresentação do modelo de software para a SENACON, apresentado pelo INMETRO.

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Encontro do Sistema Nacional foi apresentado uma planilha de anualidade e sobre material escolar.

Bancos Bradesco, CEF, Itaú, Banco do Brasil e o Sindicato dos Lotéricos e outro empresários informaram que estiveram em reunião com o PROCON local e que o trabalho prestado visa lucro e não há uma vontade dos lotéricos em atender de forma inadequada aos seus consumidores. Ponderaram que os vencimentos dos documentos estão focalizados no período de 05 a 10 de cada mês. Pede que os vencimentos sejam diluídos durante o mês e essa educação para o consumo deva ser feito pelos PROCONS.

Os Bancos comunicaram que em nível nacional há uma preocupação com o atendimento adequado, fato que motivou a expansão de rede. E a parceria com as lotéricas fortalece o atendimento, porém são ações que se refletem ao longo do tempo. As filas ao longo da rua é uma situação que constrange e é uma dificuldade a ser vencida. Aduz que tem várias ferramentas que ajudam o consumidor a usar do serviço, sem expô-lo a qualquer dificuldade. Que não restringe o atendimento e acompanhou o desenvolvimento de Três Lagoas, tendo um número de agências e de caixas automáticos a disposição de todos. Diz que o processo é complexo e a demanda é crescente e que as soluções devem ser criadas antes de ficar evidenciado o conflito.

A cidade que sediará o próximo encontro será Maracaju, nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2015. Resolveu-se também que as próximas cidades serão Brasilândia e Nova Andradina.

Foto: Rádio Caçula

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