20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Em MS, só 73 aderiram à tarifa branca, mas consumidor notou economia

O sistema entrou em vigor em janeiro de 2018 para quem consumia mais de 500 kWh por mês e neste ano passou a valer também para quem consome a partir de 250 kWh.

18/02/2019 08h04
Por: Mirela Coelho

A tarifa branca de energia elétrica já completou um ano prometendo gerar economia para determinados consumidores, mas nem sempre isso acontece. O sistema entrou em vigor em janeiro de 2018 para quem consumia mais de 500 kWh por mês e neste ano passou a valer também para quem consome a partir de 250 kWh. Mas poucos sabem o que é a tarifa branca, como ela funciona e se realmente é vantajosa para seu caso.

A medida da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) visa estimular os consumidores a priorizarem o consumo da energia nos horários em que o sistema está ocioso, através de uma tarifa diferenciada. Mas o uso da energia deve ser evitado no horário de pico, quando a tarifa é mais cara.

“Há incentivo através da tarifa, para a população utilizar a energia fora do horário de ponta, consumir apenas na hora que o sistema está mais ocioso, assim evita a sobrecarga e exige menos do sistema”, explica Ercilio Diniz Flores, gerente comercial da Energisa. Entretanto, “se usar no período de ponta, o consumidor é penalizado”, adiciona.

Segundo a Energisa e a Aneel, o uso da tarifa branca, quando respeitados os horários fora de ponta, pode gerar uma economia de até 20%. O gráfico abaixo mostra a variação do custo da energia de acordo com o horário utilizado, tanto para consumidores residenciais, comerciais ou rurais. Por exemplo, o custo do kWh da energia para um consumidor residencial ficaria 92% mais caro se utilizado no horário de ponta, mas ficaria 20% mais barato, se utilizado fora do horário de ponta.

Informação do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...