28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Eduardo Rocha e João Grandão criticam redução de recursos para Assistência Social

21/09/2017 17h51

Deputados Eduardo Rocha e João Grandão criticam redução de recursos para Assistência Social

Por: Assessoria de Imprensa

Os deputados João Grandão (PT) e Eduardo Rocha (PMDB) criticaram, durante a sessão plenária desta quinta-feira (21/9), a redução drástica de recursos para a Assistência Social previstos no Orçamento do Governo Federal para 2018. Na tribuna, Grandão avaliou como “inadmissível” o montante de R$ 78 milhões que estão previstos para o Fundo Nacional de Assistência Social no ano que vem.

“No total, 164 entidades assinam um manifesto de repúdio a essa medida absurda, que vai inviabilizar muitos atendimentos”, ressaltou o deputado, que preside a Comissão de Assistência Social e Seguridade Social da Casa de Leis e coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social. Segundo ele, o setor reúne 14 mil entidades nos mais de cinco mil municípios brasileiros e garante atendimento a 13,9 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. “Temos que unir forças para reverter essa situação”, complementou Grandão.

Ele também representou os deputados estaduais durante a abertura da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, realizada ontem (20/9) em Campo Grande e que teve como tema A Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento reuniu gestores, técnicos e trabalhadores da área. Foi reafirmado o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e a urgente necessidade de dar visibilidade ao setor, trazendo os usuários para o centro do debate, e do planejamento da Política de Assistência Social.

Líder do PMDB, Rocha lembrou que a decisão do Governo Michel Temer (PMDB) prejudica especialmente os pequenos municípios, que dependem dos recursos orçamentários para fazer investimentos. “Tenho recebido secretários de Assistência Social preocupados porque essa diminuição vai sobrecarregar demais os municípios. Independentemente de quem é o governo, isso está errado”, analisou.

Festa do Leite

O deputado João Grandão também apresentou hoje projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Festa do Leite de Caarapó, celebrada em 24 de julho, quando é comemorado o Dia Mundial do Leite. Ele é vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Casa de Leis. “Tudo começou com a associação local, que reuniu 14 produtores e depois se aliou à Exposição Agropecuária da Cidade, acrescentando o julgamento de raças em três categorias. É uma festa importante para nosso Estado”, explicou Grandão. O projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes da apreciação em plenário.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação para combater a dengue pode...

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28) Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de...

PMA de MS recebe R$ 5 milhões em investimentos no aniversário de 37 anos

Em comemoração aos 37 anos de criação da PMA (Polícia Militar Ambiental) do Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado entregou na manhã...