19.5 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril, 2024

Diretor representa Município em visita técnica à Fafen em Aracaju e Laranjeiras/SE

22/09/2014 – Atualizado em 22/09/2014

Objetivo foi conhecer funcionamento da unidade, para respaldar e dotar de informações as empresas misturadoras, neste processo de atrativos para que se instalem no Município, atendendo a Unidade de Fertilizantes.

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, no objetivo de buscar e prover recursos, no que a compete para dar respaldo ao funcionamento da Unidade de Fertilizantes e Hidrogenados III, da Petrobras, foi representada pelo diretor municipal de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, a pedido da prefeita Marcia Moura (PMDB), durante visita técnica à Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) das cidades de Laranjeiras a Aracajú/SE.

A visita aconteceu no início do mês, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, ocasião em que o diretor acompanhou o processo de produção da ureia, armazenamento do produto, equipamentos e toda estrutura utilizada no entorno da fábrica.

“Fomos em duas misturadoras que compram a ureia para produzirem os fertilizantes e visitamos também algumas transportadoras, acompanhamos o processo de expedição, ou seja, um pouco da dinâmica da fábrica”, explicou Diógenes.

Da visita surgiu uma reunião com a gerência da sede da Fafen no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de setembro com objetivo também de tratar sobre o convite às misturadoras com interesse de se instalarem em Três Lagoas.

A unidade de Fertilizantes em Três Lagoas está prevista para iniciar operação (startup) em junho de 2015, entre o final do primeiro semestre e início do segundo, segundo informações repassadas ao diretor.

“O processo da fábrica acontece por etapas, por isso, até chegar à conclusão até chegar no produto final, deve acontecer entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016 “, declara Diógenes.

A visita, da própria equipe técnica da Petrobras, dá sequência ao Programa de Incentivos a Instalação do Pólo de Misturadoras de Fertilizantes em Três Lagoas, com a primeira reunião realizada no dia 6 de junho, evento este promovido pela Petrobras, para apresentar a Unidade às empresas misturadoras.

EMPRESAS MISTURADORAS

“Esta missão, a título de conhecimento, é uma continuidade deste trabalho, até para estarmos respaldados e poder dotar as empresas misturadoras que se instalarão na cidade de toda informação necessária”, explica o diretor.

A busca das empresas misturadoras e intensificação dos convites acontecem, de fato, a partir do mês de outubro. Após a primeira reunião em junho já tivemos algumas empresas que manifestaram interesse em se instalar aqui.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

“Temos 14 lotes no Distrito Moeda (em frente à UFN III), cada um na média de 22 mil m², reservadas a estas empresas. Das empresas que devem vir, há previsão de investimento na cerca de R$ 30 milhões, cada, gerando cerca de 70 a 80 empregos diretos”, diz Diógenes.

Sobre a importância mercadológica, o diretor destaca que este “é um novo segmento que desponta no município que já apresenta uma diversidade significativa, e isto faz com que nós possamos sentir menos a sazonalidade do mercado. Vamos diminuir a dependência que atualmente é de 75% a 80% do mercado em relação à ureia, devemos baixar tal dependência para 40%, ou seja, corresponderemos entre 27% a 35% deste produto no mercado”.

A UFN III com em parceria das empresas misturadoras irá atender o norte do Mato Grosso do Sul, oeste do Estado do Paraná e São Paulo, Mato Grosso, e Oeste de Minas Gerais e Goiás, “são regiões que concentram maior parte da agricultura nacional”, declara.

Fonte: Assessoria de Comuniação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dengue: tendência é de redução de casos no país, apontam dados do Ministério da Saúde

Em sua atualização mais recente sobre o panorama nacional da dengue, o Ministério da Saúde aponta que há tendência de redução dos casos no...

Escola Dom Aquino é a campeã do basquete masculino e feminino do JETs Sub-14

Se no vôlei só deu o Colégio Anglo, no basquete a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa dominou tudo e ficou com os títulos de...

Cartórios e Centrais de Atendimento ao Eleitor funcionarão em regime de plantão

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) informa que o prazo para a regularização do cadastro eleitoral é até o dia...