26.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Curso de apicultura reúne produtores de Três Lagoas e região

O principal objetivo foi orientar a instalação correta de um apiário de abelhas da espécie Apis Mellifera, utilizando as normas e procedimentos adequados.

23/10/2018 09h18
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

Realizado entre os dias 15 e 17 de outubro, o curso Apicultura Básica promovido pelo Sindicato Rural de Três Lagoas (MS) com apoio do Senar/MS e da Famasul reuniu onze produtores rurais da região leste de Mato Grosso do Sul.

O principal objetivo foi orientar a instalação correta de um apiário de abelhas da espécie Apis Mellifera, utilizando as normas e procedimentos adequados.

Para isso, os participantes tiveram acesso a um rico conteúdo, que abordou, entre outros temas, o histórico da apicultura, os custos para implantação de um apiário e a importância do uso de materiais de segurança e manejo adequados.

Com aulas práticas realizadas na Fazenda Caçula, o instrutor Eloy Bortolini pode demonstrar, por exemplo, como instalar e formar um apiário, transportar colmeias e livrá-las de pragas, doenças e predadores naturais.

Mato Grosso do Sul se destaca neste ramo de atividade, com produção anual de 52 quilos de mel por colmeia. O índice é considerado atualmente o maior do Brasil, com quase três vezes mais produto que a média nacional. O estudo é da Federação de Apicultura e Meliponicultura do Estado (FEAMS).

Com ambiente e espaço adequados, áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada, a produção é potencializada em todas as regiões de MS, em especial o leste. De acordo com o último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o Estado ocupa a 10ª posição do ranking de produção do país, com mais de 835 mil quilos de mel extraídos por ano.

Em cinco anos a produção cresceu 21,6%. São quase 30 mil apiários espalhados, sendo que os municípios que mais produzem o alimento são Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul. Ainda conforme a Federação, 80% do mel produzidos aqui, vão para outros estados.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos O Brasil registrou 2.542.298 nascimentos em 2022, segundo dados das Estatísticas de Registro Civil divulgadas nesta...