19.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cultivo de eucalipto bate recorde; Três Lagoas é a pioneira na produção

20/08/2014 – Atualizado em 20/08/2014

O cultivo de eucalipto em Mato Grosso do Sul foi pioneiro em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Água Clara

Por: Da Redação/MC/Capital News

Mato Grosso do Sul registrou 690 mil hectares de eucaliptos plantados em 2013, número 475% maior em relação ao ano de 2006, em que o Estado cultivou 120 mil hectares. As informações são do último relatório da Reflore – Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas. Além de rentável, a atividade é alternativa para a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). O cultivo de eucalipto como diversificação na propriedade rural será abordado em palestra na Feira do Empreendedor 2014, no Centro de Convenções Albano Franco em Campo Grande.

Ecologicamente correto e com forte demanda no mercado, o cultivo de eucalipto é realizado em pequenas e médias propriedades do Estado. Para o instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Ramiro Juliano da Silva, um fator importante que contribui para o aumento do plantio de eucalipto no Estado é a viabilidade da madeira. “O eucalipto é duas vezes mais rentável do que a pecuária, por exemplo, e o produtor pode recorrer a programas de incentivo à atividade, o que o deixa mais próximo do comércio com empresas florestais, presentes em peso no Estado”, destaca.

Para iniciar o plantio de eucalipto na propriedade rural, o investimento gira em torno de R$ 5 mil por hectare. A primeira extração de madeira pode ser feita entre o quinto e sétimo ano e cobre as despesas do valor desembolsado. “A partir da próxima retirada, que acontece no 15º ano, o lucro gira em torno de R$ 2,5 mil por hectare”, explica Silva, que recomenda que o produtor interessado em investir na atividade faça um estudo de mercado para determinar qual será o destino da produção.

O cultivo de eucalipto em Mato Grosso do Sul foi pioneiro em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Água Clara, municípios à margem da Ferrovia Noroeste, que ligava Bauru (SP) a Corumbá. A ferrovia foi instalada no Estado em meados de 1914. A necessidade de abastecimento da locomotiva com madeira incentivou o plantio ainda que tímido de eucalipto nessas cidades. Começava assim o cultivo da madeira no Estado.

A palestra ‘Cultivo de Eucalipto como Diversificação’ acontece no sábado (23), às 20h45 na Sala de Palestras 01 no Espaço Agronegócios. A 6ª edição da Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MS em parceria com o Sistema Famasul, Sistema Fecomércio, Sistema Fiems, entre outras entidades. O evento acontece de 21 a 24 de agosto, das 14 às 22 horas. O pré-credenciamento pode ser feito no endereço www.feiradoempreendedorms.com.br, onde também é possível consultar a programação completa de eventos. A participação em todas as atividades é gratuita. Mais informações: 0800 570 0800.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil. A reunião estava...

Três Lagoas abre licitação para construção de 50 unidades habitacionais

A Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle, por meio do Departamento de Licitações e Contratos de Três Lagoas, publicou no Diário Oficial desta...

Um Marco de Inovação e Revitalização Urbana

Mais agilidade e comodidade para o cidadão, mas também mais conforto para o servidor. Os projetos têm grande impacto no desenvolvimento do município e...