20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

12% do ICMS sobre diesel passa a valer a partir de hoje

06/06/2018 08h38

Por: Gabriele Benati / Informações Campo Grande News

Entra em vigor nesta quarta-feira (06) a alíquota de 12% do ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias) sobre o diesel. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.

A medida foi aprovada em regime de urgência na terça-feira (05), mesmo dia em que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou.

Com a redução de alíquota, a estimativa do governo é que o desconto nas bombas dos postos de combustíveis de MS chegue a R$ 0,60 o litro. A soma é resultado da redução que o governo federal concedeu às refinarias com a que o Estado aprovou ontem.

Contudo, o governo estadual ponderou, ontem, que o desconto deve começar a ser aplicado de fato nos próximos dias. Isso porque, muitos estabelecimentos ainda têm estoques de diesel com o preço anterior, sem a redução do ICMS.

Os 12% do imposto será “nas operações e nas prestações interestaduais, destinadas a contribuinte ou não do imposto, ressalvadas as operações com bens e mercadorias importados do exterior”.

Antes da nova lei, o Executivo estadual cobrava 17% de ICMS sobre o diesel. Com a queda de cinco pontos percentuais, MS se iguala aos estados de São Paulo e Paraná. O governador estima que o índice vai permitir que o Estado possua um dos preços mais baixos do diesel.

A redução do imposto sobre o diesel foi uma das medidas para encerrar a greve dos caminhoneiros em Mato Grosso do Sul, que teve duração de 10 dias.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...