22.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Curta sul-mato-grossense conta a história da magia das viagens de trem no Estado

19/02/2018 14h18

Produção vai ao ar nesta terça-feira (20)

Por: Da Redação

A história do Mato Grosso do Sul se entrelaça com a da ferrovia, que ajudou a trazer o desenvolvimento para o Estado. O curta “Paralelas de Aço” conta a influência na vida de seus passageiros. A produção será transmitida pela TV Educativa nesta terça-feira (20), às 22h.

O curta-metragem foi produzido em 2017 e conta a magia das viagens de trem, as estações, o poder de construir histórias e memórias, a relação comercial e emocional dos passageiros, pessoas simples que tinham em cada vagão parte de suas vidas e a importância da linha férrea na construção de muitas cidades. A obra é resultado do curso “MS 40 anos em Histórias Cinematográficas”, uma parceria da TV Educativa e da Fundação de Cultura.

A equipe responsável pela criação contou com a direção, pesquisa e roteiro de Rachid Waqued, que também participou da produção executiva, junto com André Placencia e Fernanda Prochmann, e foi responsável também pela fotografia. A edição e finalização ficaram por conta de Carlos Diehl.

A temática foi escolhida, pois todo o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foi em torno da ferrovia. “O vídeo registrou a emoção das pessoas que de alguma maneira estavam envolvidas com o trem, pessoas que viram o trem andar. Mantém a tradição sem ser saudosista. Comecei a olhar na internet documentários sobre a estrada de ferro para não falar a mesma coisas que outros falaram. Não queria nada de ‘chororô’, fizemos uma coisa pra cima”, diz o diretor, Rachid Waqued.

Para Rachid, que é fotógrafo, trabalhar com audiovisual foi uma coisa nova. “Gostei muito do curso, é uma experiência nova. Sou da imagem fixa, agora trabalhei com a imagem móvel. Comecei a perceber que a fotografia como ela sempre foi vai caindo muito rápido. Com as redes sociais, há mais interesse em vídeos, em ver a pessoa falando. Participar de um curso, com uma pessoa coordenando, é outra coisa. Tem que ter envolvimento, você só aprende se estiver fazendo. A coisa mais difícil é cortar, porque todos são seus filhos. Esse é o treino que você precisa, de colocar o essencial dentro do roteiro”.

O programa ‘Curta MS – uma janela para o Audiovisual do Estado’ é fruto de uma parceria entre a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – por meio do Museu da Imagem e do Som e da Gerência de Difusão Cultural com a TV Educativa. Também conta com o apoio da Associação de Cinema e Vídeo do Estado. O objetivo é tornar acessível a produção independente de diretores e produtores locais.

Por Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...

Governo estabelece cota para captura de peixes em 2024

Cotas foram limitadas por dois ministérios Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para este ano de...