17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Três Lagoas terá primeiro evento sobre a Visibilidade Lésbica e Bissexual

23/08/2016 – Atualizado em 23/08/2016

A luta não é apenas voltada, diretamente, para lésbicas e bissexuais, mas para todas as mulheres.

Por: Karime Marques

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi criado por ativistas lésbicas brasileiras e dedicado à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas – Senale, ocorrido em 29 de agosto de 1996. O grupo que coordena a ação em Três Lagoas disse, em entrevista, que o termo visibilidade implica em ser visto pela sociedade, pois não há direitos para quem é invisível, assim elas esperam conseguir o respeito de todos, pois também são humanas e a sexualidade não define caráter.

Ainda de acordo com o grupo, com essa ação a esperança de um começo de mudança nesse quadro é: Visibilidade, é provar que algo existe o dia foi criado para isso. Esse evento tem como finalidade fortalecer o grupo, quebrar a cultura machista, que impõem a mulher como uma posse. A luta não é apenas voltada diretamente para lésbicas e bissexuais, mas para todas as mulheres, de todas as cores e classes sociais.

O evento será aberto a todos: heterossexuais, transgênero, transexual, qualquer pessoa pode comparecer para fortalecer a causa. A ideia surgiu pela chamada do evento que também será realizado em Campo Grande – MS. Ao invés de se deslocarem até a outra cidade para participarem do evento, as pessoas que estão envolvidas na ação resolveram reproduzir o feito, em Três Lagoas – MS. O intuito também é fortalecer outros grupos que coordenam, similarmente, luta pelos direitos humanos, por exemplo, o Núcleo Terena – Gênero e Diversidade Sexual, que visa conscientizar a sociedade sobre a diversidade sexual e as questões de gênero. Com reuniões com debates ou expositivas sobre temas abrangentes e também promove estudos. O Terena apoia e esta junto com os LGBT-‘s na luta contra a homofobia, machismo e etc.

A ação acontecerá no dia 28 de agosto de 2016, a partir das 10 h e decorre até às 18 h (horário MS), será realizada na circular da Lagoa Maior, próximo à caixa de areia. Transcorrerá conversas, atividades esportivas, como, Vôlei, Rugby, Slackline, e também culturais: varal de poesias e arte, músicas e muita informação sobre o tema. Qualquer pessoa poderá participar independente da orientação sexual, ou qualquer outo caso. Mais informações pelo link do evento no facebook².

SAIBA MAIS

Em 2003, por ocasião da morte da ativista lésbica Rosely Roth, houve ainda a iniciativa de consagrar o dia 19 de agosto dia nacional do orgulho lésbico. Nesse dia em 1983, ativista lésbicas liderado por Rosely e acompanhado de participantes de outros movimentos sociais ocuparam o Ferro’s Bar em São Paulo, em resposta a agressões lesbofóbicas ocorridas algumas semanas antes.”¹

As ações no país são coordenados pelas seguintes entidades: ABGLT, Liga Brasileira de Lésbicas, Rede Afro LGBT, Rede de Lésbica Negras (Candace), Sapatá, Núcleo de Gênero e Sexualidade da Universidade Estadual da Bahia, Núcleo de Pesquisas em Sexualidade da Universidade Federal do Tocantins e Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Os estados que já é frequente a realização dessa atividade são: Paraná, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Nacional_da_Visibilidade_L%C3%A9sbica

  2. https://www.facebook.com/events/296052830769316/

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
Foto: Divulgação/Ana Salton

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Três Lagoas

Mínimas esperadas estão entre 18°C e 21°C, enquanto as máximas podem chegar até 34°C.

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...