30.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Secretário de Estado Athayde Nery participa do Programa Linha Direta com Notícia da Rádio Caçula de Três Lagoas (MS)

01/07/2015 – Atualizado em 01/07/2015

Secretário de Estado Athayde Nery participa do Programa Linha Direta com Notícia da Rádio Caçula de Três Lagoas (MS)

Athayde Nery, três-lagoense nascido na Vila Piloto, advogado e poeta, atualmente Secretário Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI), participou do Programa Linha Direta com a Notícia para falar sobre o PROSIMC (Projeto de apoio à estruturação dos sistemas municipais de cultura).

Por: Neto Jr. e Cátia Mendes

Romeu de Campos Júnior, na data de hoje (01/07) recebeu nos estúdios da Rádio Caçula, o Secretário Athayde Nery, para falar sobre as atividades do 1º Ciclo dos seminários do PROSIMC, que reúne durante todo o dia de hoje, representantes dos municípios de Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, nas dependências do Centro Cultural Irene Marques Alexandria, localizado na Rua Alexandre Costa no centro de Três Lagoas.

O Secretário Athayde Nery iniciou falando que o principal objetivo deste 1º ciclo de seminários é a reflexão, o debate e a motivação para a estruturação de políticas voltadas para a cultura no âmbito estadual e estimular a formulação de alianças de cooperação entre os municípios. Segundo o Secretário, o país atravessa uma grave crise que acarreta diversas consequências sociais, sendo necessário a criatividade para “driblar” as dificuldades que se apresentam. Athayde disse que Já foram reunidos 48 municípios para que todos tenham o mesmo discurso cultural para a captação de verbas federais, ou seja, os municípios só receberão tais recursos se estiverem organizados e, este é o objetivo a ser alcançado com a realização dos seminários.

Athayde disse que o projeto de estrutura de políticas voltadas para a cultura no âmbito estadual, está dividido em duas etapas, sendo a primeira etapa as atividades realizadas no seminário na data de hoje, visando o fomento à estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura. A segunda etapa será desenvolvida em 2016, sendo previsto o apoio à elaboração dos planos municipais de cultura, que beneficiará as 10 microrregiões do Estado. “uma oportunidade de se planejar a cultura com o olhar para as suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica, alinhadas às ações de políticas públicas que ocorrem no âmbito nacional”, relatou Athayde Nery.

Questionado por Romeu de Campos sobre a falta de uma identidade tipicamente três-lagoense, o Secretário falou sobre a necessidade da união de esforços da mídia para que a população tenha condições de debater sobre a escolha de algo que represente a cidade em nível nacional. Segundo o Secretário, a diversidade do Mato Grosso do Sul faz dele um estado único na federação, pois aqui convivem em harmonia diversos povos que, organizados culturalmente, podem manter um sentimento de pertencimento às tradições sul-mato-grossenses. “Se a gente não enaltecer nossa cultura não teremos identidade”, afirmou o Secretário.

Athayde finalizou afirmando que a cultura não pode ser vista apenas como um acessório, ela é uma parceira ideal para a sustentabilidade no planeta e uma aliada importante para o processo educacional, contribuindo para “resgatar” a atenção e o interesse dos estudantes, mudando a atual situação de abandono da escola.

Romeu de Campos Júnior e Athayde Nery

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...