28.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prefeitura e Fórum de Educação Infantil Costa Leste realizará “Semana Mundial do Brincar”

18/05/2017 09h44

Prefeitura de Três Lagoas e Fórum de Educação Infantil Costa Leste realizará “Semana Mundial do Brincar”

Com execução da ONG Internacional Aliança para Infância, o evento proporciona a brincadeira como interação no convívio familiar

Por: Ascom

Resgatar o ato de brincar e as tradicionais brincadeiras de criança é um dos principais focos da “Semana Mundial do Brincar”, evento anual realizado pelo Fórum de Educação Infantil Costa Leste e ONG Internacional Aliança para Infância, por meio de grande apoio da Prefeitura de Três Lagoas que nesse ano será de 21 a 28 de maio com vasta programação. São palestras para os pais, jogos, brincadeiras para as crianças, reuniões e proposição de projetos nas diversas instituições envolvidas.

Conforme Terezinha Bazé de Lima, membro fundador do Fórum de Educação Infantil Costa Leste, Diretora da UNIGRAN em Três Lagoas e Membro da Comissão Organizadora da Semana Mundial do Brincar edição de 2017, o evento conta com apoio direto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), SAMU, UFMS, UNIGRAN, UNICESUMAR, Sociedade Brasileira de Eubiose, Rede Feminina de Combate ao Câncer, CEI Profª. Cida Castro, SINTED, Conselho Municipal de Educação e Brinquedoteca Pirlimpimpim.

Essa é a 2ª edição do evento em Três Lagoas, sendo que a nível nacional vem sendo desenvolvida desde 2003. “Esse evento é uma oportunidade de as famílias dedicarem um tempo para brincar com os filhos e outras crianças, uma vez que, a campanha vem chamando a atenção dos pais e ressaltando que este tempo útil é uma oportunidade para resgatar as brincadeiras tradicionais”, explicou Terezinha.

Além disso, o evento visa fazer com que a família, como um todo, seja a protagonista dessas brincadeiras, haja vista que hoje a criança “está muito ‘fechada, sozinha’ interagindo com quem não conhece por meio dos jogos e brincadeiras virtuais, um perigo, pois provoca um isolamento social das crianças, gerando exclusão social, solidão e até a depressão”, enfatizou Terezinha.

Cada Instituto de Ensino Superior (IES) e Unidades de Ensino de Três Lagoas participantes têm uma agenda para a Semana, sendo que o fechamento ocorrerá no domingo (28) das 08h às 12h na Lagoa Maior com diversas atividades.

MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

O evento concentra ainda a realização de uma Audiência Pública do “Marco legal da Primeira Infância” que é uma programação da Câmara Municipal de Três Lagoas e acontecerá no dia 22 de maio às 18h30 e marca a abertura da Semana Mundial do Brincar em Três Lagoas.

O Marco Legal da Primeira Infância é uma lei que cria uma série de programas, serviços e iniciativas voltadas à promoção do desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Insere a criança dessa faixa etária como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação dos profissionais e na formulação de políticas públicas.

SOBRE A ALIANÇA PARA INFÂNCIA

A Aliança para Infância é um movimento internacional por uma infância digna e saudável, ou seja, um movimento para que acriança viva sua infância com dignidade.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

SOBRE O FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL COSTA LESTE

Fórum de Educação infantil Costa Leste, também é um movimento voluntário da sociedade civil que tem como bandeira de luta a defesa do direito das crianças, inclusive o seu direito de brincar ao longo de sua infância, o direito aos espaços públicos, a presença e lugar apropriado para elas na Cidade, a educação infantil, a qualificação e valorização de seus professores, a segurança de seus espaços de convivência e o direito de sua vaga à educação infantil independente de sua classe social.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Educação: Escola de Batayporã recebe emenda parlamentar de Kemp

Com quase 400 estudantes, a escola estadual Jan Antonin Bata, de Batayporã, foi beneficiada com emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS), no...

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

De acordo com o Ministério dos Transportes, além de garantir as condições adequadas de repouso para os profissionais, a medida busca ampliar a segurança e...

Primeiro “Baile da UMI” será realizado neste sábado (20) no 3R Pub

Valdenir Gonzaga, o "Caju", presidente do Unidos da Melhor Idade esteve com a radialista Toninha Campos, onde contou sobre o evento, que já está com quase todos os ingressos vendidos.