24.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Outubro Rosa promove Festival Aéreo no final de semana

22/10/2014 – Atualizado em 22/10/2014

Conjunto de ações promovidas durante o mês teve a finalidade de mobilizar e conscientizar a população da importância da prevenção do câncer de mama

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como participante da Gestão Compartilhada do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, convida a população a participar do Festival Aéreo, no Haras Jaozinho, acesso pela BR-158, rodovia que liga Três Lagoas a Selvíria.

O evento, inserido na programação de ações de mobilização e conscientização do “Outubro Rosa”, será neste final de semana, ou seja, na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), com variados shows, apresentações e acrobacias aéreas e paraquedismo, a partir das 6h.

Uma das atrações já anunciadas é a apresentação da única piloto de paramotor do Brasil, Sayuri Baez, de Três Lagoas. Ela irá sobrevoar a Cidade, usando a camiseta do Outubro Rosa, como mensagem de prevenção contra o câncer de mama.

Os eventos já promovidos junto à população, desde o início do mês, tiveram a participação e organização conjunta da Prefeitura de Três Lagoas, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e do Instituto do Câncer de Três Lagoas e apoio da iniciativa privada, através de várias empresas.

OUTUBRO ROSA

O movimento internacional, popularmente conhecido como “Outubro Rosa”, alusivo ao laço rosa, simboliza a luta e prevenção contra o câncer de mama, incentivando a população, entidades e instituições públicas e privadas a participarem dessa campanha.

O movimento começou nos Estados Unidos, no final do século passado, onde eram realizadas ações isoladas, mutirões de exames de mamografia e campanhas preventivas do câncer de mama em vários Estados, no mês de outubro.

Diante dos resultados e sucesso desse movimento, o Congresso dos Estados Unidos decidiu oficializar o mês de outubro como o “mês nacional de luta e prevenção do câncer de mama”.

O “Outubro Rosa” passou a ter essa denominação, destaque e adesão internacional a partir de 1990, quando todos os participantes da primeira “Corrida pela Cura” , em Nova York, usaram um laço cor-de-rosa, que passou a ser o símbolo da mobilização da campanha.

Além dos eventos, promovidos neste mês com apoio e participação da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeita Marcia Moura (PMDB), exemplo de luta contra o câncer de mama, também autorizou a iniciativa de iluminar com a cor rosa a imagem do Cristo Redentor , a exemplo do que é feito em prédios públicos e monumentos de todo o Brasil, neste mês de outubro, como informou a diretora de Relações Institucionais em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, Thais Emiliana Sales da Silva.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Todas as ações do “Outubro Rosa” são direcionadas à prevenção do câncer de mama, conscientizando a população feminina da necessidade da prevenção, principalmente pelo diagnóstico precoce.

Fotos divulgação da Campanha

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Farmácia Popular: veja se seu CPF foi usado por golpistas

Ao comprar um medicamento pelo "Programa Farmácia Popular", você já ouviu a frase:"- Seus dados já estão cadastrados". Após a recente revelação de uma...

Conheça o projeto que encaminha alunos da APAE para o mercado de trabalho

Nesta quarta-feira (17), o Programa ‘Hora da Notícia’ apresentado por Fábio Campos, foi palco para debates a respeito da ‘Sala de Qualificação’, um projeto...

Senador celebra aprovação da PEC sobre drogas

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) afirmou em pronunciamento nesta quarta-feira (17) que a aprovação da PEC sobre drogas (PEC 45/2023) no Senado consiste em...