23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Núcleo de Teatro de Rua está com inscrições abertas

23/02/2018 11h47

O prazo para inscrições é indeterminado. Objetivo inicial é fechar duas turmas, com 20 alunos em cada.

Por: Laís Eger Penha

As inscrições para as oficinas de Teatro estão abertas em Três Lagoas (MS). O projeto é da Diretoria de Cultura e as atividades serão realizadas através do Núcleo de Teatro. O objetivo é incentivar a arte cênica e desenvolver essa atividade artística na cidade. O curso pode ser feito por pessoas a partir de 10 anos de idade.

O prazo para as inscrições é indeterminado e, inicialmente, serão 40 vagas, divididas em duas turmas. Nas oficinas serão abordadas técnicas de consciência corporal, vocal, improviso e jogos teatrais, desenvolvendo o senso criativo e artístico do indivíduo. Segundo Rodrigo Fernandes, Diretor de Cultura, o objetivo é desenvolver a arte cênica na cidade.

“O Núcleo de Teatro está com uma nova vertente em 2018. De maneira universalizada, estamos primando pelo desenvolvimento cênico, teatral, intelectual nas escolas e com todos os grupos de teatro da cidade.”
Os alunos serão divididos em turmas, com 20 integrantes em cada. Para a primeira turma, as aulas acontecerão nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h30 e para a segunda, as atividades serão nos sábados, das 15h às 17h. Caso o número de alunos ultrapasse o esperado, uma nova turma poderá ser aberta.

O teatro é uma atividade que, além de trazer benefícios culturais para o ser humano, ainda auxilia seus participantes na expressão, ajuda a melhorar a qualidade vocal, contribui para a preparação corporal tornando o corpo mais ativo, desperta um fluxo criativo, tudo isso, fazendo com que a pessoa se potencialize como ser humano.

Inicialmente, a oficina a ser realizada é o Núcleo de Teatro de Rua. Um dos motivos é o fato de Três Lagoas ainda não ter um espaço apropriado para o teatro. O município passa por uma reestruturação nessa atividade cultural, onde no Galpão da NOB, uma caixa cênica será montada, para a prática teatral.

Futuramente, há possibilidade da criação de outros núcleos, como para prática de produção, arte circenses, entre outros. Em entrevista a Rádio Caçula, o coordenador do núcleo, o ator Gustavo Pacheco comentou sobre a diferença do teatro de rua.

“A rua sempre foi à casa do teatro, só com o desenvolvimento humano começam a aparecer as casas de espetáculo, que de uma certa forma, foram criadas para elitizar essa arte. A rua é um espaço mais democrático, dá acesso a todos os tipos de pessoas. A linguagem de rua e a abordagem é muito mais viva. Quem tem o desejo de se expressar e fazer uma comunicação mais direta, a rua é o lugar certo. Na rua, se alguém não gostar do espetáculo, você abre a possibilidade para a pessoa chegar pra você e falar que não está bom.”

Para o Diretor de Cultura, Três Lagoas tem potencial para desenvolver não somente o teatro, mas outras atividades culturais. Ele ainda destaca o aumento nas atividades desde o ano passado.

“Nós acreditamos na potencialidade do desenvolvimento teatral regional. Três Lagoas tem capacidade para ser sede cultural regional cultural e, quem sabe, até mesmo estadual. Estamos trabalhando para isso nessa nova gestão. No ano passado, crescemos 754% em nossas atividades e para nós isso é um ponto positivo.”

Interessados devem se inscrever na Diretoria de Cultura, localizada na antiga Prefeitura, em frente à Praça Senador Ramez Tebet, das 07h às 11h e das 13h às 17h. Os documentos necessários são cópia de RG, CPF, foto 3×4 e comprovante de residência. Em caso de ser menor de idade, os pais ou responsáveis precisam estar presentes.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto: Zedu Monte

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende 206 Kg de maconha em Três Lagoas

Desconfiada do excesso de peso das embalagens, a equipe abriu as caixas e encontraram sacos com o entorpecente.

Eleitor três-lagoense tem até o dia 8 de maio para tirar novo título ou regularizar situação eleitoral

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (24), a chefe da 9°Zona Eleitoral de Três Lagoas, Vanessa Barroso salientou à respeito do prazo, e das consequências para quem não se regularizar perante à Justiça Eleitoral.

Secretária da SEJUVEL fala sobre sua posse imediata e visitas aos bairros

Na manhã desta terça (23), representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) participaram do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio...