20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Músicos três-lagoenses representam o município no 2º Festival de Chamamé na Capital

Os artistas se apresentam na abertura do evento, nesta quarta (19), data em que se comemora o “Dia Estadual do Chamamé”.

19/09/2018 16h03
Por: Gabriele Benati

Começa hoje, quarta-feira (19) e vai até o dia 23, o 2º Festival Cultural de Chamamé de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, reunindo artistas do Brasil, Argentina e Paraguai. O evento é realizado pela Instituto Chamamé MS e visa fortalecer a cultura e a tradição do ritmo que é símbolo do Estado.

Com apoio da diretoria de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Três Lagoas será representada por dois artistas locais, sendo o músico Everton Ottoni e o professor de berrante da diretoria, Neguinho Berranteiro. Eles serão destaque entre as dezenove atrações do primeiro dia do evento.

Vindo de família de músicos, Everton participa pela segunda vez do festival e destaca a sua importância. “Além de valorizar a cultura do chamamé, a festividade promove o encontro de diversos artistas deste estilo musical, propiciando para nós participantes, uma troca fantástica de experiências e conhecimento. É importante fortalecer a dança símbolo do nosso Estado”, ressaltou o músico.

A toada do acordeom de Everton é somada ao som do berrante de Neguinho, uma harmonia inusitada com escalas musicais intercaladas entre os dois instrumentos. Esta união é única e foi criada por eles, acrescentando um sentimento originalmente sertanejo à música.

Ambos agradeceram ao diretor de cultura, Rodrigo Fernandes, e ao prefeito Angelo Guerreiro, o incentivo e valorização aos artistas do Município, em poder mostrar seu talento em eventos deste nível. Neguinho e Everton também representaram Três Lagoas em 2017, no Festival Del Taninero em Puerto Tirol, na Argentina. A programação completa desta segunda edição pode ser acessada no SITE.

CHAMAMÉ

O estilo surgiu na província de Corrientes – Argentina, é apreciado também no Paraguai, Uruguai e nos estados brasileiros de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O argentino Salvador Miqueri é considerado o “Patriarca do Chamamé”.

Os primeiros registros são de 1930, quando Samuel Aguayo, Francisco Pracanico e Diego Novillo Quiroga se uniram para dar um novo formato às canções correntinas e lançaram no mesmo ano, a música “Corrientes Poty”. Logo vieram canções memoráveis como Quilômetro 11, Colorado Retã, Galopera, entre outras.

No Estado, o primeiro artista consagrado “chamamezeiro” é Zé Corrêa, de Maracaju, na década de 1960. Outros artistas de destaque são Dino Rocha, Maciel Corrêa, Tostão e grupos da atualidade que preservam a cultura entre a juventude, como Canto da Terra, Mensageiros do Oeste e Tradição. Em MS, foi instituído como Dia Estadual do Chamamé, o dia 19 de setembro.

Informações Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...