23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Missa celebra dia de Finados no Cemitério Municipal Santo Antônio

03/11/2017 16h15

Até o próximo domingo (5) estará disponível no Cemitério Municipal um atendimento informatizado para facilitar e agilizar a localização dos túmulos

Por: Dayane Milani

Centenas de fiéis participaram ontem (2) da missa de Finados em Três Lagoas (MS) no Cemitério Municipal Santo Antônio. A missa foi celebrada e presidida pelo Bispo Dom Luiz Knupp e concelebrada pelos Padres das paróquias da cidade.

Entre quinta-feira (2) até o próximo domingo (5) estará disponível no Cemitério Municipal um atendimento informatizado para facilitar e agilizar a localização dos túmulos. Estão disponíveis dois computadores na secretaria do cemitério, que espera receber nos próximos 30 mil visitantes.

A medida visa facilitar e agilizar o atendimento em busca de informações sobre a localização de túmulos no Cemitério Santo Antônio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, colocará mais dois computadores na secretaria do cemitério para atender a população de quinta a domingo desta semana. A estrutura é em razão ao Dia de Finados que, segundo a administração, espera receber 30 mil pessoas este ano.

Saiba

A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que chegou que está morto. O Dia de Finados é comemorado por ordem da Igreja Católica desde o século XI, que no século XIII determinou que esse dia devesse ser celebrado no dia 2 de Novembro.

Diferentes religiões ou denominações da mesma religião abordam este dia de forma diferente, não sendo um dia celebrado pelas pessoas de todas as religiões.

Para a Igreja Católica, no dia de Finados, os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu. Nesse dia as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. No Brasil, o dia de Finados é feriado nacional.
O protestantismo não acredita na existência do pugatório e não cultiva o hábito de orar por pessoas que já faleceram, e por esse motivo não celebra esta data.

As tradições variam muito de acordo com o país. No México, por exemplo, as celebrações duram 3 dias, as ruas são enfeitadas e são organizados vários desfiles.

(Fotos: Diocese Três Lagoas)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confirmados!!! Alckimin e Tebet em Três Lagoas nessa sexta-feira (26)

Na agenda da ministra e do vice-presidente, onde o principal foco da visita é a unidade da fábrica de fertilizantes UFN3, está também programado...

Vacinação contra a gripe será realizada na Feira Central neste sábado (27)

No próximo sábado, dia 27, a Secretaria de Saúde promoverá uma vacinação especial durante a feira livre, das 6h às 11h da manhã, com...

Três lagoas terá unidade de saúde aberta até às 22 horas

Nos próximos dias, Três Lagoas poderá contar com uma novidade, uma unidade de saúde estará aberta para atender a população até as 22 horas....