17.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Garante que pais em processo de adoção usem nome afetivo em adotandos

Em Mato Grosso do Sul, a lei que autoriza as crianças a usarem nomes afetivos em período pré-adotivo entrou em vigor em junho de 2018, mas ainda é pouco conhecida.

05/04/2019 08h37
Redação G1-MS

Em junho de 2018, foi sancionada em Mato Grosso do Sul a lei que autoriza o uso de nome afetivo de crianças e adolescentes que ainda estão em processo de adoção ou sob guarda provisória da família adotiva.

O nome afetivo, é o nome escolhido pela família que adotou, diferente da certidão de nascimento da criança ou adolescente. Segundo a Justiça, instituições de ensino, saúde e lazer, devem aceitar o nome afetivo no momento de realizar o cadastro, mas isso não tem acontecido.

A lei foi sancionada com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/MS), por meio da Comissão da Infância, Adolescência e Adoção (CIAA). A administradora Eliandra dos Santos, decidiu mudar apenas o sobrenome do filho adotivo e teve problemas com o plano de saúde.

“No momento de colocar o nome do meu filho na plano, foi constrangedor. Não aceitaram o nome afetivo, e fizeram o documento com o nome biológico”.

Kelly Cristina, voluntária em um grupo de apoio à adoção, explica a importância do direito, pois o nome afetivo é parte da identidade da criança, além de um vínculo criado com os pais adotivos após o processo de adoção.

“Tem se tornado um erro comum, as pessoas realmente não conhecem a lei, que é muito importante para pais e filhos adotivos”.

Segundo a Justiça, Mato Grosso do Sul é o segundo estado a implantar a lei que defende os nomes afetivos durante o período de pré adoção. O primeiro foi o Rio de Janeiro, a regra também está em vigor em São Paulo, Paraná e Sergipe.

A lei que autoriza as crianças a usarem nomes afetivos em processo de adoção — Foto: TV Morena/Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após colisão com caminhonete no Santos Dumont

Trecho teve períodos de lentidão em razão do horário do acidente. Já a vítima foi conduzida à UPA.

DEPTRAN realiza blitz educativa em parceria com a SCFV Patrulha Mirim e Centro Pop

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de...

Em Água Clara projeto da Escola Luciano Silvério De Oliveira conta com a participação de aldeia indígena de Campo Grande

Nesta quinta-feira (18), foi desenvolvido na Escola Municipal Luciano Silvério de Oliveira, o projeto “Resgatando e Valorizando a Cultura dos Povos Indígenas”, que contou...