20.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Exército e Prefeitura fazem ato em homenagem ao Dia da Vitória

08/05/2018 11h20

A comemoração foi realizada na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro de Três Lagoas.

Por: Laís Eger Penha

Na manhã desta terça-feira (08), um ato em comemoração ao Dia da Vitória foi realizado na Praça Senador Ramez Tebet, no Centro de Três Lagoas (MS).

A cerimônia, organizada pela Secretaria de Educação e Cultura e pela 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, contou com a participação do prefeito Angelo Guerreiro e do Sub-Comandante da Bateria, Capitão Guimarães. Além deles, ainda estiveram no evento o vereador Luiz Akira, do diretor de Cultura Rodrigo Fernandes e o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Arruda.

Aproximadamente 40 militares participaram do ato, que teve hasteamento das bandeiras e canto da ‘Canção do Expedicionário’. Todos os anos, a homenagem acontece dentro dos quartéis, relembrando o fim da Segunda Guerra Mundial e homenageando integrantes da Força Expedicionária Brasileira. Neste ano, a comemoração foi realizada na praça a pedido da Prefeitura Municipal da cidade.

Para o prefeito, atos como esse são de extrema importância não somente para o município, mas para todos os brasileiros.

“Hoje é um dia muito especial ao país, principalmente aos nossos heróis do Exército. Isso é um dia marcante, que jamais deve ser esquecido. Quero parabenizar a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea e também a nossa equipe, que tiveram essa iniciativa para que o evento ocorresse. É importante resgatar e dar ênfase a uma data como essa.”

Representando a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, o Sub-Comandante realizou um discurso, falando a respeito da data, e também parabenizou a iniciativa da prefeitura. Ele ainda destacou que, de acordo com registros, cerca de 30 homens de Três Lagoas e região fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira.

“Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por essa excelente iniciativa, por trazer a público esta singela homenagem aos nossos heróis, que tradicionalmente nós já fazemos anualmente, dentro dos quartéis do Exército Brasileiro.”

O QUE É

No dia 8 de maio é comemorado o Dia da Vitória. Essa é considerada a data formal da derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. A conquista é comemorada anualmente, em todo o mundo ocidental.

Nesse mesmo dia, em 1945, chegava ao fim a Segunda Guerra Mundial, após seis anos de conflitos entre os nazistas e os países conhecidos como Aliados.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

No dia 7 de maio, um documento preliminar da rendição foi assinado e, no dia 8, os representantes da Alemanha assinaram a ata final de rendição, que entrou em vigor a partir da meia-noite daquele dia.

Oficialmente, a data deveria ser comemorada no dia 9 de maio, data oficial da rendição alemã, porém, na época, a informação da rendição “vazou” e a imprensa antecipou a notícia da vitória. Com isso, o dia 8 ficou sendo então o Dia da Vitória, também conhecido como V-E Day.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.

3ª Brigada Antiaérea de Três lagoas realiza solenidade em celebração ao Dia do Exército

Nessa sexta-feira (19) de abril, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Bateria Presidente Ernesto Geisel realizou solenidade em comemoração ao Dia do...