26.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril, 2024

Espetáculo “Retirantes” será apresentado na capital paulista

29/10/2014 – Atualizado em 29/10/2014

Apresentação será na Praça do Patriarca – Sé, na 9.ª edição do Circuito de Teatro em Português, no domingo, 2 de novembro, às 17h

Por: Assessoria Prefeitura

O Grupo de Teatro Identidade, vinculado ao Departamento Municipal de Cultura e Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, foi convidado para apresentar o espetáculo de rua “Retirantes” na programação da “9ª edição do Circuito de Teatro em Português” no próximo domingo, dia 2 de novembro, às 17h, na Praça do Patriarca – Sé, em São Paulo. A classificação do espetáculo é livre.

SOBRE O EVENTO

O Evento é uma produção da Companhia Dragão 7 e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e contará com 14 espetáculos, com apresentações gratuitas em diferentes pontos da cidade, com diferentes grupos teatrais brasileiros e de países lusófonos.

A programação será entre os dias 1 e 14 de novembro , com abertura no dia 31/10, dentro de um projeto de intercâmbio. O Circuito de Teatro em Português é um projeto de intercâmbio teatral dos países de língua oficial Portuguesa que reúne anualmente no Brasil companhias de teatro de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, num programa de espetáculos, workshops, seminários e debates com o público.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Este ano, estarão presentes no Circuito quatro grupos portugueses, quatro coletivos brasileiros, uma companhia de cada um dos países africanos de expressão portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), e grupo de Timor Leste.

Das 13 peças apresentadas, duas são coproduções entre companhias de diferentes países e cujas relações começaram no âmbito do Circuito de Teatro em Português. No total serão pelo menos 30 apresentações a realizar no estado de São Paulo.

ESPETÁCULO RETIRANTES

A peça é um drama com características do teatro popular, retrata os desejos e utopias de um povo que anseia melhores condições de vida em lugares desconhecidos.

O espetáculo Retirantes retrata a necessidade que o povo tem em abandonar sua terra em busca de uma vida melhor fora do seu local de origem. Retirante é o homem que viaja de onde mora partindo para outro lugar em busca de subsistência, fugindo das amarguras do seu local de origem. O teatro de rua trata da questão migratória, influenciada pela miséria que atinge o país. Aponta o sofrimento do povo brasileiro e suas aflições na busca de novos horizontes que nem sempre são concretizados devido às questões sociais e econômicas que permeiam a nossa sociedade.

O ELENCO E A EQUIPE CÊNICA

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, conta com orientação cênica e musical de Daniel Dhemes (Rio de Janeiro/RJ) e o elenco composto pelos atores: Erick Victor, Helia dos Santos, Jajá Ribeiro, Guilherme Lemes, Samara Gobira, Emerson Matos, Guilherme Nogawa, Jaqueline Higa, Cesar Nogawa, Bruna Neto, Lucas Normando e Brenda Pereira, que são integrantes do Grupo de Teatro Identidade. A concepção dos figurinos adereços é do próprio grupo. A sonorização é concebida por Guilherme Lemes e a maquiagem tem a orientação de Daniel Dhemes. O espetáculo conta com o apoio técnico de Evelly Vitória, Ricardo Lima e Mariana Lemes.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

15° Aniversário do Escritório Aliança Contabilidade e Soluções Empresariais

Na última sexta-feira (12), os empresários Diego Barbosa Gomes, Rodrigo Barbosa Gomes e Vandressa Borges Gomes reuniram amigos, familiares e empresários para comemorarem a...

 Programas do Tribunal de Justiça serão exibidos na TV Câmara

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul firmou, durante sessão da Câmara Municipal de Campo Grande desta terça-feira, dia 16 de abril,...

Com mais de duas décadas de carreira e experiência, novo delegado-geral de MS é nomeado

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial desta terça-feira (16) a nomeação do novo delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone...