22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Equipe da Diretoria de Cultura participa de Oficina de Capacitação do Prosimc

22/11/2017 16h05

Encontro teve como finalidade falar sobre a importância da pasta da cultura e da implantação de um sistema municipal de cultura nos municípios da região do bolsão

Por: Da redação

A equipe da Diretoria de Cultura de Três Lagoas participou, nesta quarta (22), de mais uma oficina de Capacitação do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (Prosimc). Para realização do treinamento, o órgão contou com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (SECC), e da Prefeitura Municipal.

O projeto tem como finalidade acompanhar, por meio de oficinas, as ações já implementadas pelos municípios, bem como auxiliá-los no planejamento e elaboração dos Planos Municipais de Cultura. Setenta e nove cidades do estado participam da capacitação. Gestores de Selvíria também participaram da reunião.

Segundo o Gestor de Atividades Culturais da Superintendência da Cultura, Baldinir da Silva, a reunião de hoje teve como finalidade falar sobre a importância da pasta da cultura e da implantação de um sistema municipal de cultura nos municípios da região do bolsão.

“Estamos aqui para que o município trabalhe no sentido de construir um Plano Municipal de Cultura que vai gerir a vida da pasta nos próximos 10 anos. Conhecendo seu povo, os recursos e as deficiências que têm, os municípios podem trabalhar para potencializar o que tem de melhor para corrigir também o que precisa ser melhorado”, afirma Baldinir.

O gestor explica ainda que “neste momento o estado está empenhado em fomentar uma estrutura organizacional com marcos legais, tais como uma lei do sistema, lei do fundo, conselho de políticas públicas, um órgão representativo e um plano elaborado, para que a cultura funcione como as pastas de saúde, educação e segurança funcionam atualmente. Tudo para que quem venha investir na pasta, seja o Ministério Público, a Petrobras ou a Coca-Cola por exemplo, tenha um controle maior do que e onde está investindo”, ressalta.

Fortalecimento da Cultura

Para o Diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes, o Plano Municipal de Cultura é extremamente necessário para o fortalecimento das atividades socioculturais do município.
“A Cultura não é o evento. O evento é a conclusão de algo muito maior. A festa do Folclore é um grande exemplo de um evento que agregou e trouxe identidade para o município e gerou também uma cadeia produtiva. Demos oportunidade para as entidades sociais trabalharem e angariarem recursos que foram revertidos para o município”, explica.

Rodrigo acredita ainda que “o Plano Municipal de Cultura e a inserção do município no sistema nacional de cultura é muito importante, porque desta forma fortalecemos as políticas do desenvolvimento sociocultural e a capacidade para angariar fomentos para que essas atividades jamais cessem e criar um fortalecimento institucional em relação a isso e este precisa ser o nosso trabalho continuadamente”, afirma o diretor.

(*) Informações com a Ascom de Três Lagoas.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
(Ascom / Três Lagoas)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menor de 14 anos pega carro do pai escondido e bate contra o muro de condomínio

Vítima foi socorrida pelo SAMU, porém sem maior gravidade, ficando somente o prejuízo material.

Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística

GOVERNO MS - O governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes,...

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam no sábado no Madrugadão

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos...