32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Diretor de Cultura confirma não haverá desfile de Carnaval e recursos serão investidos na saúde

20/01/2017 – Atualizado em 20/01/2017

Diretor de Cultura disse que haverá a festa de rua, e que manifestações serão mais valorizadas na cidade e para dar importância a identidade de Três Lagoas

Por: Rayani Santa Cruz

Hoje o entrevistado do programa Linha Direta com a Notícia foi o Diretor de Cultura – Rodrigo Pedroso Fernandes. A Diretoria é vinculada a Secretária Municipal de Educação e Cultura. Na conversa Pedroso, afirmou que o setor de cultura é extremamente importante para o bom desenvolvimento histórico da cidade, ele falou sobre monumentos e datas festivas de Três Lagoas.

Jatobá

Ao inicio da conversa o Diretor Rodrigo Pedroso, disse que o tronco do antigo “Jatobazão” retirado da avenida Filinto Muller em 2013, está guardado e haverá um processo nele. Para ele, tudo que eleva nossa memória e faz parte da construção da história é importante e a diretoria ainda irá utilizar do que sobra do tronco da árvore para fazer um monumento.

A relação da memória do Jatobá compete à história do desenvolvimento de Três Lagoas e ele era um ponto de parada, passagem de pessoas e gado no inicio da história da cidade. A população tem essa memória saudosista ao pensar no Jatobá por conta da construção da cidade que se uniu ao crescimento da árvore em meio a avenida.

Festa do Folclore

Rodrigo Pedroso afirmou que a festa que não é realizada há dois anos, será preparada e planejada para acontecer em 2017. “Hoje nós estamos em um novo momento, e o nosso Prefeito Angelo Guerreiro dá a devida importância às manifestações culturais” disse Pedroso.

Para ele a Festa do Folclore, prioriza as manifestações culturais e traz desenvolvimento criativo local. A festa será promovida este ano no centro de Três Lagoas, para se tornar mais participativa e para o povo. A parte de comércio e artesanato ficará na avenida Antônio Trajano próximo ao relógio indo até a avenida Rosário Congro com uma grande praça de alimentação, formando um “T”. Ele diz que está área é um centro cívico da cidade e deve ser aproveitada, além de facilitar a participação da população três-lagoense.

Carnaval

Pedroso explicou que este ano, Três Lagoas terá o carnaval de rua, mas sem disputa de escolas de samba, pois o dinheiro que seria investido nessa ação será utilizado na saúde do município.

Na entrevista o Diretor de Cultura explicou que os representantes das escolas de samba de Três Lagoas estiveram reunidos com o prefeito Angelo Guerreiro, com o Diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes, e posteriormente com o Secretário de Governo, Daynler Leonel, para decidir sobre a realização do carnaval de rua.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Devido à crise financeira e ao pouco tempo para a organização do evento, confecção de alegorias e alguns outros fatores, os dirigentes das escolas de samba decidiram, em comum acordo com os gestores do Município, pela não realização do desfile das escolas com disputa entre elas, mas que todas participarão voluntariamente levando alegria aos cidadãos.

Se houvesse o desfile cada escola receberia R$ 30 mil, somando todas daria um valor de cerca de R$ 120 mil reais além dos custos com premiação e organização diferenciada.

Conforme Rodrigo Fernandes, as festividades acontecerão nos dias 27 e 28 de fevereiro na Avenida Rosário Congro, próximo à antiga estação ferroviária. Rodrigo confirmou que o carnaval de rua será desenvolvido com um pequeno orçamento e as escolas devem participar como blocos carnavalescos. “Estamos pensando em fazer uma folia às antigas com músicos na rua tocando marchinhas carnavalescas com flauta, cavaquinho, etc”, reafirmou o Diretor de Cultura. As conversações envolvem representantes das escolas Acadêmicos Unidos, X-15 Vila Piloto, Estação Primeira e Unidos da Vila.

A festa realizada na rua oferecerá toda a segurança pública necessária e profissionais de saúde também, conforme Pedroso.

Um pouquinho da história da cidade

Falando um pouco sobre a Estação Ferroviária, ele explicou que a filosofia ferroviária que veio para Três Lagoas, foi desenvolvida nos moldes franceses, por engenheiros e técnicos estrangeiros e o projeto foi efetivado em 1911 e 1912, quando foi desapropriada uma fazendo do então Antônio Trajano. Ele ainda disse que a cidade foi a primeira do país a ser planejada e modelada ao entorno da estação.

Nos anos de 1930 a ferroviária da cidade era a mais bonita da NOB, conforme Pedroso. Ainda sobre um pouco da história, ele afirmou que o bairro Jupiá teve inicio na cidade de Castilho-SP em 1926, na época da construção da ponte e após um período houve um migração da população para o outro lado do rio Paraná, onde está na atualidade.

Desfile do Aniversário de Três Lagoas

Rodrigo Pedroso, afirmou que atualmente está sendo feito um planejamento, triagem de projetos para que seja bem entendido, o que realmente é o departamento de cultura. Ele disse que o objetivo é se organizar com muita antecedência trabalhando com plano de metas, e esse ano haverá um belo desfile na cidade.

Ações

Para o Diretor de Cultura Rodrigo Pedroso, as pessoas ficaram desapropriadas das atividades culturais tão importantes, “nós priorizaremos, com aulas de música, aulas de teatro, levando para os bairros, melhorando a qualidade de vida das pessoas” explicou ele que apontou que na gestão anterior não havia divulgação e alguns projetos foram extintos.

Pedroso explicou que atividades serão levadas a vários setores da cidade, e a equipe do departamento está revendo a possibilidade de criar, uma noite da seresta, noite do chorinho, musicais na Praça Ramez Tebet, fomento de eventos na parte de fora da Igrejinha, e várias outras atividades.

Sobre a volta do Rodeio do Arapuá, ele disse que será desenvolvido esse ano o evento no Distrito e também estão verificando a possibilidade de desenvolver algo parecido no distrito de Garcias.


Romeu de Campos Júnior entrevistou o Diretor de Cultura de Três Lagoas Rodrigo Pedroso.


https://youtube.com/watch?v=2h7B_BkR_wY

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara entrega títulos de cidadão três-lagoense, Cidadã Benemérita e Diploma de Mérito Cultural Flora Thomé

Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores Tonhão, e o presidente da câmara, Dr. Cassiano Maia se reuniram no plenário da Câmara Municipal de...

Maricá, Um Estudo de Caso no Desenvolvimento Econômico Local

Um modelo de sucesso na busca pelo crescimento econômico sustentável Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No estado do Rio de Janeiro, a...

Relacionamento entre Gestor Público e Empresário

Encontrando o Equilíbrio Adequado Por Leonardo Alves , especialista em planejamento estratégico público. No cenário socioeconômico atual, a relação entre gestores públicos e empresários é uma peça-chave...