26 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cultura promove cadastro de artesãos e emite carteirinha em Três Lagoas

07/07/2017 14h29

Objetivo é legalizar e inserir o profissional de Três Lagoas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB)

Por: Ascom

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio de ação conjunta da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), promove o cadastro nacional dos artesãos e artesãs e emissão ou renovação da respectiva carteirinha funcional.

Para essa finalidade, a equipe de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, responsável pelo cadastro e emissão das carteirinhas de artesão, estará na Cidade, na Diretoria de Cultura (prédio da antiga Prefeitura), no dia 02 de agosto, das 10h às 12h e das 13h às 16h.

A presença dessa equipe em Três Lagoas, atendendo ao pedido do diretor de Cultura, Rodrigo Pedroso Fernandes, tem a finalidade de realizar o cadastro nacional do artesão e artesã e emitir e renovar, se for o caso, a Carteira Nacional do Artesão.

Com esse cadastro, o artesão passa a constar no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), valorizando assim as atividades que desempenha, com direito a uma série de vantagens e incentivos.

Entre as vantagens e direitos estão: a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; participação em oficinas e cursos de artesanato; acesso a incentivos fiscais; isenção do ICMS na comercialização dos produtos; facilidade de acesso ao microcrédito; e a possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins da Previdência Social, entre ouras.

DOCUMENTOS

O cadastro para a emissão da carteirinha deve ser feito pessoalmente pelo artesão ou artesã, no local e horário informados acima, como explicou o coordenador da Casa do Artesão, Eduardo Nakamura.

Além dos documentos pessoais de identificação, como RG e CPF, há necessidade de apresentação de uma foto 3×4 recente e comprovante de residência.

Também se faz necessário a comprovação de autoria de uma peça de artesanato pronta e de uma peça em andamento e a concluir para breve demonstração da produção.

Mais esclarecimentos poderão ser obtidos com a equipe da Casa do Artesão, por telefone (3929-1579) ou pessoalmente na Avenida Aldair Rosa de Oliveira, número 470, na Orla da Lagoa Maior.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A Casa do Artesão está aberta ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atletas de Três Lagoas conquistaram 14 medalhas e vaga para representar o Estado em outras competições

atletas das academias Barão Jiu-jitsu e Tatu Fight Team, que possui parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

SMS promove terceira reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

Na quarta-feira, 27 de março, o Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas realizou mais uma reunião, promovida pela...

Traficante é presa pela 1°DP após desmanche de esquema de venda de drogas

Suspeita foi detida enquanto chegava em sua residência com várias porções de cocaína, destinadas à venda.