22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Cultura: Festival Dança Três recebe inscrições para oficinas gratuitas

18/09/2014 – Atualizado em 18/09/2014

Festival Dança Três recebe inscrições para oficinas gratuitas

As inscrições das oficinas estão abertas até 21 de setembro. Os interessados devem preencher a ficha disponível no blog http://festivaldanca3.blogspot.com.br e enviar por e-mail para [email protected]

Por: Assessoria

De 26 a 28 de setembro, Três Lagoas recebe a segunda edição do Festival Dança Três. Além de apresentações com grupos de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o evento vai promover oficinas gratuitas de diferentes estilos de dança: Ballet (método Vaganova), Investigação de movimento e consciência corporal, Dança Moderna (técnica Lester Horton), Breaking e Improviso.

As inscrições das oficinas estão abertas até 21 de setembro. Os interessados devem preencher a ficha disponível no blog http://festivaldanca3.blogspot.com.br e enviar por e-mail para [email protected].

O objetivo do Festival Dança Três é promover encontros entre artistas, obras e espectadores com o intuito de compartilhar questões. As atividades também incluem rodas de discussões com os artistas.

O evento conta com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS) e é produzido pela Arado Cultural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, através do Departamento Municipal de Cultura.

Nesta edição, as oficinas do Festival Dança Três reúnem, pela primeira vez, três grandes mestres da dança residentes em Campo Grande: Beatriz de Almeida, Chico Neller e Neide Garrido, além da dançarina Fabgirl, de Brasília, e o grupo GRUA (Gentleman de Rua), de São Paulo.

OFICINAS

Ballet (método Vaganova) com Beatriz de Almeida

Beatriz de Almeida integrou o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (1976); foi, durante vinte anos, primeira bailarina do Stuttgart Ballet (Alemanha), onde trabalhou com Uwe Sholz, Maurice Béjart, Glen Tetley, Jiri Kylian, Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov, Fernando Bujones, Natália Makarova, entre outros. Hoje, dirige o Estúdio de Dança Beatriz de Almeida (1999), é madrinha do Moinho Cultural Sul-Americano (Corumbá) e integra comissões julgadoras de festivais competitivos pelo País.

A Oficina de Ballet está direcionada a alunos e professores com nível técnico intermediário e avançado.

Investigação e consciência corporal com Chico Neller

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Chico Neller fundou, dirige e é coreógrafo residente da Ginga Cia. de Dança (1986), que recebeu diversos prêmios durante as décadas de 1980 e 1990, em festivais competitivos.

A partir de 2000, a Ginga se profissionaliza e, em 2009, participa de turnê nacional, financiada pelo Palco Giratório (Sesc Nacional), com o espetáculo “Cultura bovina?”. Neller também dirige a Cia. do Mato e o grupo Ararazul.

A Oficina de Investigação e consciência corporal.

Destina-se a estudantes e profissionais, com alguma experiência em Dança, acima de 16 anos.

Dança Moderna (técnica Horton) com Neide Garrido

Neide Garrido fundou e dirige, desde 1975, a Escola Ballet Isadora Duncan, cujo mote é o ensino de técnicas de Dança Moderna. Licenciada em Educação Física, pela UNICRUZ/RS, certificada pelo Método Autêntico Pilates Brasil/SP, pós-graduada em Dança, pela UCDB/MS. Especializou-se em Dança Moderna, Lester Horton, pela Ailey School (Nova York).

A Oficina de Dança Moderna está aberta para dançarinos e estudantes a partir dos 12 anos.

Break com Fabgirl

A brasiliense Fab-Girl é fundadora do grupo Brasil Style B.Girls – ( BSB. Girls), o primeiro grupo de Breaking do Distrito Federal composto exclusivamente por mulheres, formado em 2003. Participou de vários campeonatos de Breaking e foi a primeira mulher a participar da competição mundial de Red Bull BC ONE/SP.

Improviso com o grupo GRUA

O grupo GRUA nasceu em 2001 em São Paulo e faz performances de improviso nas ruas de grandes cidades. Liberdade, improviso e mobilidade artística são parte da proposta que o grupo tem construído. Com homens sempre vestidos de terno preto, os integrantes do GRUA exploram lugares públicos dos centros urbanos, confundindo-se e relacionando-se com aqueles que neles transitam.

Rodas de discussão

Durante as manhãs do festival, entre 10h e 12h, serão realizadas Rodas de discussão com os artistas, abertas também para a comunidade. Com o intuito de promover discussões sobre a dança, serão feitas análises dos espetáculos apresentados.

As rodas serão mediadas por Luiza Rosa. De 2004 a 2007, Luiza integrou a Ginga Cia. de Dança; Em 2008, co-fundou o Conectivo Corpomancia, o qual integrou até 2010. Antes disso, sua formação em dança perpassou cursos livres em estúdios e academias, dentre eles o Estúdio de Dança Beatriz de Almeida (2000-2003). Desde 2010, tem se voltado à pesquisa acadêmica e artística entorno dos assuntos corpo, dança, literatura e comunicação.

Cursou especialização em Dança, na Universidade Católica Dom Bosco (2008-2010); Mestrado em Comunicação e Semiótica (2010-2012), na PUC de São Paulo, onde também participou do Centro de Estudos em Dança (CED), coordenado pela crítica de dança e pesquisadora Helena Katz (2010-2014).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística

GOVERNO MS - O governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes,...

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam no sábado no Madrugadão

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos...

Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS

No ano, dengue fez seis vítimas no Estado, sendo três delas crianças.