27.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Com 60 formandos, Diocese de Três Lagoas conclui curso de Teologia para Leigos

05/12/2016 – Atualizado em 05/12/2016

Por: Assessoria de imprensa

A Diocese de Três Lagoas (MS) concluiu na manhã do último domingo (4/12) o curso de Teologia para Leigos. Com o apoio do corpo docente do Instituto Teológico São João Paulo II, localizado em Campo Grande (MS), a diocese contará com 60 novos multiplicadores na missão evangelizadora.

A formação teológica foi voltada para as pessoas que possuem engajamento com as ações pastorais nas paróquias. Para isso, os alunos foram indicados pelos padres das 15 paróquias que compreendem o território diocesano.

O curso foi realizado ao longo de dois anos e os encontros aconteceram durante um final de semana por mês. “Antes de iniciar o curso definimos uma grade que foi cumprida gradativamente. Para complementar as aulas, ao final de cada módulo os alunos recebiam trabalhos para fazer em casa e também, discutir nas paróquias”, explica a coordenadora do curso, Conceição Bernardes.

“Tivemos a satisfação de acompanhar pessoas que estavam dispostas a conhecer melhor sua fé e aprofundar seus conhecimentos teológicos. Agora, elas saem dessa formação prontas para ajudar a Igreja na missão evangelizadora, ou seja, irão auxiliar na capacitação das lideranças nas comunidades onde vivem além de buscarem uma vivência pastoral mais madura que possa motivar outras pessoas”, disse o Bispo da Diocese de Três Lagoas, Dom Luiz Knupp.

“Foi uma experiência maravilhosa. Saio dessa formação muito feliz e motivada a dar continuidade na busca do aprofundamento da fé, mas também, disposta a colocar em prática o aprendizado adquirido nesses dois anos de caminhada”, diz a aluna Maria Santandel.

No próximo ano o curso terá continuidade e fará parte das ações do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora. “Uma das prioridades definida em conjunto para ser trabalhada nos próximos quatro anos em nossa Diocese, foi a formação e o curso de teologia para leigos vem ao encontro dessa necessidade. O que muda, é que no primeiro momento, o curso será voltado para catequistas e, posteriormente, chegará a toda a comunidade”, explica Dom Luiz Knupp.

A cerimônia de conclusão do curso iniciou com a celebração da Santa Missa e foi realizada no Centro Diocesano de Pastoral Dom José Moreira Bastos Neto com a presença do Padre Wilson Cardoso de Sá, professor do Instituto Teológico São João Paulo II, membros da coordenação do curso, formandos e seus familiares.

Sobre a Diocese de Três Lagoas

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978. Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Criminoso com histórico de roubos é detido em cumprimento de mandado pela Força Tática

Suspeito foi localizado durante abordagem na Vila Haro.

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.

3ª Brigada Antiaérea de Três lagoas realiza solenidade em celebração ao Dia do Exército

Nessa sexta-feira (19) de abril, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Bateria Presidente Ernesto Geisel realizou solenidade em comemoração ao Dia do...