28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Alunos dos Programas Sociais participam de ação da “Semana Mundial do Brincar”

26/05/2017 15h37

Alunos dos Programas Sociais de Três Lagoas participam de ação da “Semana Mundial do Brincar”

Cerca de 150 alunos brincaram de cabo de guerra, corrida de saco e bandeirinha

Por: Ascom

Brincar também é uma forma de educar, socializar e resgatar as tradições, por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou na tarde desta quinta-feira (25) em sua sede, diversas brincadeiras tradicionais com cerca de 150 alunos dos Programas Sociais executados em parceria com as entidades militares da Cidade, em alusão à “Semana Mundial do Brincar”.

Com alunos do Programa Bombeiros do Amanhã, Patrulha Florestinha, Patrulha Mirim de Educação no Trânsito e Pelotão Mirim, a ação foi marcada por brincadeiras como corrida de saco, cabo de guerra e bandeirinha. “Hoje as crianças e adolescentes estão focadas em brincadeiras virtuais que, muitas vezes, são solitárias. Isso é um risco, pois provoca um isolamento social, gerando exclusão, solidão e até a depressão”, comentou a secretária de Assistência Social, vera Helena Arsioli.

Para o aluno do Programa Bombeiros do Amanhã, Samuel Pardim Leal, de 12 anos, ele tem o hábito de brincar com os amigos no dia a dia. “Mas dentro do projeto é diferente, pois as brincadeiras são direcionadas e todos participam”, disse.

Para Pedro Henrique Souza, de 14 anos, do Programa Pelotão Mirim “o legal de estar brincando dentro do projeto é que todos são incentivados a participar e isso torna a brincadeira mais legal”. As alunas do Programa Patrulha Florestinha, Sarah dos Santos e Fernanda Vitória Oliveira, ambas de 11 anos, ressaltaram que apesar de terem o hábito de brincar no dia a dia, a brincadeira dentro do programa é mais legal e permite que todos relembrem o cotidiano dos pais quando crianças.

Já Gilmar Felipe da Silva, de 15 anos, do Programa Patrulha Mirim de Educação no Trânsito, ressaltou que as brincadeiras tem um papel fundamental, que é permitir a diversão sem o preconceito. “Fora do projeto, às vezes, algumas pessoas ficam excluídas por um ou outro motivo, aqui não, todos participam igualmente. Além disso, podemos nos divertir e gastar a nossa energia em uma coisa legal”, finalizou.

SOBRE A SEMANA DO BRINCAR

Conforme Terezinha Bazé de Lima, membro fundador do Fórum de Educação Infantil Costa Leste, Diretora da UNIGRAN em Três Lagoas e Membro da Comissão Organizadora da “Semana Mundial do Brincar” edição de 2017, o evento visa fazer com que a família, como um todo, seja a protagonista dessas brincadeiras e, com isso, resgatar as tradições dos pais e avós.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados em cartórios...

Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril

O preço dos remédios deve ficar 4,5% mais caros a partir de abril. O reajuste anual dos medicamentos deve repor a inflação, segundo estimativa...

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640 Em até 15 dias, os trabalhadores de carteira assinada com renda de até...