23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Comerciantes itinerantes participam de reunião para regularização da atividade

24/04/2018 14h14

A regularização foi solicitada pelo Ministério Público

Por: Da Redação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), de Três Lagoas, reuniu na manhã da última segunda-feira (23), os Departamentos de Tributação, Trânsito e Vigilância Sanitária, no auditório da Escola Estadual “João Magiano Pinto” (JOMAP), para conversar com os Comerciantes Itinerantes do Município sobre a regularização da atividade solicitada pelo Ministério Público. Aproximadamente 36 comerciantes, dos 50 convidados, participaram do encontro.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, José Aparecido de Moraes, “o objetivo da reunião foi esclarecer aos comerciantes o motivo da regularização da atividade solicitada pelo Ministério Público. Há a necessidade de cumprir uma legislação vigente e nosso prefeito Angelo Guerreiro já sinalizou que a nossa administração fará de tudo para que quem estiver regulamentado não seja prejudicado”, informou.

De acordo com Moraes, o Ministério Público procurou a administração para que se fizesse cumprir a legislação sob a Lei Ordinária nº 2.418 de 23 de dezembro de 2009, que “dá nova redação ao código de posturas do município de três lagoas – MS e dá outras providências”.

O Código de Postura dispõe sobre as medidas de Polícia Administrativa, a cargo do Poder Executivo Municipal, e sua relação com os munícipes, no que se refere ao bem estar da população; aos costumes, segurança e ordem pública; o funcionamento regular dos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, e demais posturas municipais.

Moraes explicou que todos os relatórios coletados durante as reuniões que serão realizadas nos próximos dias, antes de fazer valer a regulamentação, assim como toda a documentação exigida dos itinerantes, serão encaminhados para o Ministério Público. “Primeiro tiraremos todas as dúvidas em encontros que ainda realizaremos; cadastraremos todos para somente depois de tudo isso fazer valer a regulamentação. Esperamos a contribuição de todos para que tudo isso seja possível em um curto prazo”, informou.

Durante o encontro, o diretor de Indústria e Comércio, Marcus Vinícius Ferreira Araújo, apresentou o código de postura aos presentes e mostrou exemplos de veículos em situações positivas e negativas que passariam ou não nas vistorias realizadas de acordo com a legislação. Após sua apresentação, representantes dos setores de Tributação, Vigilância Sanitária e Trânsito orientaram os presentes sobre o que mudaria com a regularização da atividade, além de demonstrar na prática o valor das taxas que seriam cobradas, a partir da regulamentação dos mesmos.

Para Moraes, “com a regulamentação de todos será possível, por exemplo, fazer solicitações junto a Câmara de Vereadores, por meio da aprovação de projetos, a regulamentação de pontos públicos que hoje não estão autorizados na lei. Nossa preocupação não é punir ninguém, mas criar condições favoráveis a quem está regularizado”, lembrou o secretário.

Para Fernando Melo, de 58 anos, “o encontro foi positivo e importante para a classe, pois estou há 10 anos neste ramo e nunca tivemos uma reunião com esse objetivo de finalmente regularizar a nossa atividade. Foi uma excelente iniciativa reunir os departamentos da Vigilância Sanitária, Trânsito e Secretaria de Desenvolvimento, pois acredito que essa regularização virá para nos beneficiar e beneficiar a própria população e só temos a ganhar com isso”, disse.

Por: Assessoria de Imprensa

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Condutores de categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxicológico

GOVERNO MS - A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) tem alertado para a proximidade do prazo final para condutores que possuem CNH (Carteira Nacional...

Motociclista sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima colidiu contra um Fiat Uno, que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.