22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Coleta Seletiva garante sustento de 25 famílias três-lagoenses

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SEMEA, tem trabalhado na conscientização da separação do lixo e destinando à reciclagem.

19/02/2019 12h20
Por: Gabriele Benati

O trabalho árduo e de suma importância dos recicladores da Cooperativa Arara Azul vem contribuindo cada vez mais com a sociedade três-lagoense. Numa espécie de ciclo “população, Prefeitura Municipal e Cooperativa”, ela tem somado forças em torno da missão de reaproveitar o lixo e da preservação ambiental.

Essa união tem melhorado a qualidade de vida dos 25 trabalhadores da Coopazul e desperta a atenção do Poder Executivo Municipal sobre o assunto. Com quatro anos de criação, a Cooperativa mudou a vida dos ex-catadores, que dependiam do despejo irregular de materiais nas ruas para sobreviver. Hoje, com barracão cedido pela Prefeitura e a Coleta Seletiva realizada pela Empresa Financial Ambiental, 25 famílias têm uma realidade diferente.

A senhora Jeauveth Liberato de Almeida, presidente da Coopazul, conta que, em tempos de catadora, sobrevivia com média de R$ 400 a R$ 500 por mês. “Coletar na rua não era fácil. Além de chuva ou sol quente, havia o problema de transportar o lixo que recolhíamos. Foi com a criação da cooperativa que conseguimos melhorar a nossa renda, dar melhor sustento à nossas famílias, mas ainda temos muito o que conquistar”, explica ela.

Todo o lixo recolhido através da Coleta Seletiva é encaminhado ao barracão que abriga a Coopazul, que atinge uma média mensal de 50 a 60 toneladas, porém, ainda é pouco diante da produção de lixo diária de uma cidade com aproximadamente 118 mil habitantes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) tem trabalhado intensamente na conscientização de descarte irregular de lixos, além das campanhas incentivando à população, instituições e empresas a colaborarem com a coleta seletiva. “As pessoas devem despertar a consciência que além de não poluir o meio ambiente, aquilo que jogam fora é o sustento de muitas famílias, como o caso dos cooperados”, disse Nayara Gomes de Assis Lima, engenheira ambiental da SEMEA.

O secretário da pasta, Toniel Fernandes, cobrado muito empenho por parte dos servidores da SEMEA na questão do lixo reciclável. Recentemente, a pedido de Toniel, um vídeo institucional foi publicado nas mídias e redes sociais abordando o tema e expondo as vantagens da coleta seletiva.

Um dos problemas encontrados pelos recicladores são os materiais hospitalares que são misturados ao lixo reciclável. Seringas, agulhas, embalagens com remédios e até materiais com secreção humana são encontrados no momento da seleção, causando risco de contaminação.

Para o vice-presidente da Coopazul, Eloir Ribeiro, a colaboração da população é fundamental para a existência da Cooperativa. “Se todos entendessem que separar o lixo corretamente e deixa-lo para ser reciclado é um bem para saúde geral, haveria maior mobilização, pois o que é despejado no aterro sanitário, poderia estar sendo reaproveitado. Muitos materiais não se decompõem na natureza ou demoram muitos anos e isso, causa impactos enormes ao planeta e saúde pública”, pontuou.

Todos os maquinários da Cooperativa Arara Azul são adquiridos por meio de parcerias com empresas preocupadas com a questão ecológica. Para isso, eles precisam atingir uma meta de produção mensal, vender os lotes de reciclados e conseguir o equipamento. Atualmente, os trabalhadores contam com três prensas e uma esteira na execução do serviço.

“Para que a gente consiga novas máquinas, temos que produzir mais, por isso contamos com a ajuda dos moradores de Três Lagoas”, enfatizou Eloir Ribeiro, vice-presidente da Cooperativa.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Riedel e Tarcísio se encontram em SP para tratar de avanços em infraestrutura e logística

GOVERNO MS - O governador Eduardo Riedel formalizou junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes,...

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam no sábado no Madrugadão

PREFEITURA TRÊS LAGOAS - No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos...

Crianças respondem pela metade das mortes por dengue em MS

No ano, dengue fez seis vítimas no Estado, sendo três delas crianças.