31.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

UFGD e Simted realizarão a 2ª edição da Formação Continuada de Professores

A UFGD e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) realizarão, de março a outubro de 2019, o Projeto Diálogos Interdisciplinares II: Formação Continuada em Debate.

12/03/2019 08h37
Por: André Rodrigues

O projeto é voltado para professores e funcionários administrativos e promoverá um ciclo de palestras com temas que contribuirão para a formação e capacitação docente, proporcionando aos participantes a capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades sociais da atualidade.

A programação prevê 14 palestras, sendo que algumas se desdobrarão em oficinas complementares, com agenda a ser definida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail do Simted ([email protected]), pelos telefones (3421 – 3749/ 99660 – 7808) ou pessoalmente na sede do Sindicato, localizada à Rua Maria da Glória, 670, Vila Industrial. Todos os encontros do evento serão realizados no Simted. A certificação será expedida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD e será emitida de acordo com a carga horária efetivamente cursada.

Na UFGD, a organização é da PROEX e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). A formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, plenamente vinculado às ações de Extensão desenvolvidas pela PROEX e LIFE.

O Laboratório é um espaço comum às Licenciaturas, destinado a promover interações entre os cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar, o uso de tecnologias e inovação educacionais e a articulação entre a UFGD e a Educação Básica.

Programação:

15 de março, das 19h às 22h. Tema: A trajetória das mulheres na história e sociedade. Palestrantes: Lilian Sarat de oliveira e Keila de Oliveira Antônio;

28 de março, das 19h às 22h. Tema: BNCC:** Educação Científica na Sociedade da Comunicação**. Palestrante: Fabiano Antunes;

11 de abril, das 19h às 22h. Tema: A formação do leitor multicultural. Palestrante: Célia Regina Delácio Fernandes.

25 de abril, das 19h às 22h. Tema: Ler, escrever e falar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Thaise da Silva.

09 de maio, das 19h às 22h. Tema: Desafios na formação de professores Educação Indígena: Cultura e religiosidade. Palestrantes: Andreia Sangalli e Eliel Benites.

23 de maio, das 19h às 22h. Tema: Avaliação Formativa. Palestrante: Fabiano Antunes.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

13 de junho, das 19h às 22h. Tema: Introdução às línguas e culturas “guaranis”. Palestrante: Graciela Chamorro.

27 de junho, das 19h às 22h. Tema: O profissional “educador” na gestão escolar. Palestrante: Maria Alice de Miranda Aranda.

08 de agosto, das 19h às 22h. Tema: Inclusão e acessibilidade. Palestrantes: Sandra Regina de Oliveira Souza e Mirlene Ferreira Macedo Damazio.

22 de agosto, das 19h às 22h. Tema: A transdisciplinaridade em sala de aula. Palestrante: Aldrin Cleyde Cunha.

12 de setembro, das 19h às 22h. Tema: Aprendizagem baseada em problemas. Palestrante: Adailton José Alves da Cruz.

26 de setembro, das 19h às 22h. Tema: Oficina sobre oratória: Conversando com o público. Palestrante: Francisco Ferreira Vilela.

17 de outubro, das 19h às 22h. Tema: Professores como intelectuais transformadores. Palestrante: Ademir de Souza Pereira.

31 de outubro, das 19h às 22h. Tema: Diálogos Interdisciplinares: Ações para tornar cada educador um protagonista de ações transformadoras e ser uma referência em fundamentos da educação humanista. Palestrante: Núcleo de Educação Humanística – Soka Gakkai.

Informações via Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas – ACS/UFGD

Imagem: Arquivo/ACS/UFGD

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar Rodoviária prende mais de 1 tonelada de drogas em Amambai

Uma equipe do Tático Operacional Rodoviário -TOR, do BPMRv, apreendeu na madrugada desta terça-feira (23), veículo com carga de maconha na MS 485. Os Policiais...

Rádio Caçula realiza campanha para arrecadar leite para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas

Entrega das caixas será realizada durante o "Jornal da Manhã" do dia 15 de maio, ao vivo. Cada doação já faz à diferença.

Simone Tebet vem ou não vem? E a UFN3 sai do papel?

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), divulgou que está prevista uma visita à fábrica de fertilizantes UFN3 na cidade. A ministra do...