27.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Trânsito implantará novo semáforo e sistema “onda verde”

21/12/2014 – Atualizado em 21/12/2014

Por: Correio do Estado

Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran), com o resultado de Licitação (Processo nº 6977/2014, Tomada de Preços nº 050/2014), publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (17), contratou a empresa JSM Engenharia e Sinalização, de Dracena (SP), para execução de obras na implantação de um conjunto semafórico e readequação em cinco semáforos já instalados, no valor de R$ 64.032,47.

O novo semáforo será instalado no cruzamento da Avenida Capitão Olyntho Mancini com a Rua Duque de Caxias, onde recentemente foram executadas obras de adequação no trânsito, incluindo sinalização vertical e horizontal e pintura de faixas de pedestres.

“Essas obras foram executadas, já prevendo a instalação do semáforo, que dará maior segurança aos condutores de veículos e pedestres, nesse cruzamento da Avenida Capitão Olyntho Mancini”, observou o secretário de Trânsito de Três Lagoas, Milton Gomes Silveira.

Onda verde

Como consta no referido processo, o contrato prevê a readequação de cinco outros sistemas semafóricos, em funcionamento nos cruzamentos da Avenida Capitão Olyntho Mancini com a Rua Elviro Mario Mancini, Avenida Eloy Chaves, Avenida Antônio Trajano, Rua João Carrato e Rua Oscar Guimarães.
“A readequação se faz necessária para sincronização de abertura em sequência do sinal verde do novo e desses semáforos”, informou Milton Silveira.

Essa sincronização é denominada “Onda Verde” pela engenharia de tráfego e tem a finalidade de “agilizar o trânsito, evitando congestionamentos, causados pelos semáforos desregulados e não sincronizados”, explicou o secretário de Trânsito.

Com esse processo em funcionamento, o motorista sai de um cruzamento em uma avenida, e na medida em que se aproxima do cruzamento seguinte, o semáforo abre. O sistema se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com “onda verde” sem ter que parar.

Ordem de serviço

A execução dessas obras deverá começar a partir da assinatura da ordem de serviço, prevista para o final de dezembro ou primeira semana de janeiro próximo, como informou o secretário de Trânsito.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista bate e danifica carro estacionado e proprietário procura autor de dano

Prejuízo dado por ação ficou na casa dos R$ 2 mil, onde o dono do carro não possui condições de arcar com os reparos.

3ª Brigada Antiaérea de Três lagoas realiza solenidade em celebração ao Dia do Exército

Nessa sexta-feira (19) de abril, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Bateria Presidente Ernesto Geisel realizou solenidade em comemoração ao Dia do...

DEPTRAN realiza pré-cadastro para emissão de cartão para vaga especial no SCFV Tia Nega

Na manhã desta sexta (19), o Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) de Três Lagoas, realizou uma palestra educacional a respeito do uso do cartão...