21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Taxistas reclamam de transporte irregular em Três Lagoas

29/07/2015 – Atualizado em 29/07/2015

Presidente da Associação de taxistas de Três lagoas fala sobre a responsabilidade de fiscalização do serviço prestado no município e sobre os que trabalham de maneira irregular.

Por: Catia Mendes/Redação

O Presidente da Associação de taxistas de Três Lagoas Valcídio Antônio Queiroz, deu uma entrevista a Rádio Caçula e discutiu sobre o impasse entre os taxistas que trabalham legalmente e os que trabalham ilegalmente na cidade e que a Secretaria de Trânsito os aconselha a elaborar Boletins de Ocorrência, quando encontram veículos irregulares, pois a secretaria não possui estrutura para fiscalizar, mas ele acredita que isso poderia trazer problemas para os taxistas e que a fiscalização deveria partir de agentes de trânsito.

Existe cerca de 20 a 30 taxistas trabalhando clandestinos em Três Lagoas e isso causa prejuízos aos que trabalham regularmente e também aos próprios usuários desse tipo de transporte, já que um cliente que utiliza um táxi clandestino não está seguro quanto ao valor cobrado e nem a sua integridade física.

Os taxistas legalizados passam por todo um processo de documentação, com certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de residência, telefone que ficam arquivados no Departamento de Trânsito e isso é uma segurança para os passageiros.

Sobre a identificação dos veículos legalizados o presidente dos taxistas disse que eles têm placas vermelhas, são adesivados nas portas e inclusive nesses adesivos há o número de cadastro e do ponto a que pertence, contam com o taxímetro e ainda o luminoso no teto.

Há 51 taxistas cadastrados na Secretaria Municipal de Trânsito de Três Lagoas e eles pagam ISS, (Imposto de Serviço de Qualquer Natureza), taxa do alvará e fazem cursos financiados por recursos próprios, sendo assim, os que trabalham regularizados ficam revoltados com aqueles que trabalham sem autorização.

Valcídio Antônio Queiroz relata que esse problema já é antigo e que é complicado, pois foi passado para eles fazerem o Boletim de Ocorrência, quando localizam alguém trabalhando irregular, mas sua profissão já é perigosa, eles precisam enfrentar uma série de riscos e ao lhes ser transmitida a responsabilidade de ir a uma delegacia e registrar uma ocorrência denunciando alguém, isso acaba trazendo mais problemas.

Em suas palavras, “Basta um pouquinho de esforço, pois tem como os agentes pegar alguns, multar, autuar, isso cabe às autoridades competentes, porque não somos nós que vamos fazer o serviço dos agentes”.

Segundo Valcídio os taxistas querem que todos se regularizem e não descarta que possa acontecer um conflito entre os que trabalham regulares e os que trabalham irregulares, “gostaríamos que os responsáveis tenham um pouco mais de atenção nesse caso, pois não queremos que conflitos, como acontecem nas grandes cidades, entre os taxistas ocorra em Três Lagoas”, desabafou.

Lei que aprova o transporte com vãs em Três Lagoas

O projeto institui o serviço de transporte de passageiros na modalidade fretamento, de autoria da prefeitura. Segundo a justificativa encaminhada pela prefeita Marcia Moura, o projeto contribuirá para maior fiscalização, mais segurança aos usuários e arrecadação de tributos, sem trazer prejuízo à concessionária de serviços de transporte público.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Valcídio acredita que com a aprovação dessa lei, a situação vai ficar crítica para os taxistas que trabalham de forma regular, “isso se for do jeito que eu ouvi se está ruim a coisa para nós a tendência é ficar pior tanto é que vamos marcar uma reunião e vamos tentar agendar ainda para essa semana com a Secretaria de Trânsito”.

Essas vãs não teriam um ponto fixo e poderiam circular fazendo o transporte em toda a cidade, sendo assim, seria uma concorrência desleal, já que os motoristas de táxi têm seus pontos fixos.

Sendo assim, as vãs ao oferecer um serviço regularizado dentro da cidade faz com que o trabalho dos taxistas diminua drasticamente, já que esse tipo de veículo tem uma capacidade maior de receber passageiros. E Valcídio finaliza dizendo que todos têm o direito de trabalhar honestamente, mas com a regularização das vãs é necessário se discutir a situação de como eles ficarão.

O Presidente da Associação de Taxistas em Três Lagoas Valcídio Antônio Queiroz e o empresário Romeu de Campos Jr.

Valcídio Antônio Queiroz

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Renyer Som e Bela Vista vão disputar o título da 5ª Copa da Comunidade, neste domingo (31)

A equipe do Renyer Som busca o bicampeonato da Copa das Comunidades. O atual campeão enfrentará o time do Bela Vista no domingo, dia...

Chuva e sol se alternam nesta quinta-feira em Três Lagoas com máximas de 30°C

Véspera de feriado deve ser de pancadas de chuva e de temperaturas em elevação em todo o estado.

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam neste sábado (30)

No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos pela Prefeitura de Três...