33.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Sistema de Regulação de vagas no SUS é aprovado pela Assembleia Legislativa

17/12/2014 – Atualizado em 17/12/2014

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

Assembleia Legislativa derrubou hoje (17) o veto do Executivo do projeto de lei do deputado Amarildo Cruz (PT), que obriga Hospitais e Estabelecimentos de Saúde Pública e Privado de Mato Grosso do Sul que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a integrarem ao Sistema de Regulação – SISREG- DATASUS.

Pelo projeto, todos os municípios do Estado, por meio de suas unidades responsáveis, promoverão a adoção e implementação de providências necessárias à integração ao software disponibilizado pelo Ministério da Saúde, criado para o gerenciamento de todo o complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

“Após a conclusão dos trabalhos da CPI da Saúde no ano passado, percebemos que uma das reclamações da população do Estado, principalmente a do interior, é a dificuldade em conseguir vaga nos centros especializados de saúde. Essa foi a principal motivação para que eu apresentasse esse projeto de lei”, defendeu o autor do projeto.

Amarildo Cruz disse também que a lei trará mais transparência para a população. “Esse projeto visa garantir mais transparência para aquele cidadão que há meses aguarda por uma consulta, um exame ou mesmo uma cirurgia, além de ser uma maneira de acompanhar o processo de regulação de vagas no SUS”.

Outro ponto defendido pelo parlamentar, é o fato de que o SISREG é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Com a derrubada do veto pela Casa de Leis, o projeto aguarda a promulgação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para entrar em vigor.

SISREG

O SISREG é um sistema on-line desenvolvido pelo Departamento de Informática (DATASUS) do SUS e passou a integrar com o cartão Nacional de Saúde.

O sistema funciona com navegadores (internet Explorer, Mozila, Firefox, etc) instalados em computadores conectados à internet. Esse software é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e a otimização na utilização de recursos, além de integrar a regulação com áreas de avaliação, controle e auditoria.

“Temos trabalhado para melhorar a saúde em Mato Grosso do Sul, em razão de ser essa, a maior reivindicação da população. Não temos dúvida de que essa lei deixará a população do nosso Estado mais tranquila e segura em relação à espera por uma vaga”, o deputado estadual Amarildo Cruz.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Créditos: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação conjunta Polícia Militar e Civil prende traficante e apreende drogas

Na manhã desta quarta-feira (24), Policiais Militares e Cívis de Ilha Solteira (SP) realizaram operação conjunta, que teve como alvo buscas e apreensões de...

MS registra cinco mortes e 129 novos casos de covid em uma semana

Estado registrou 61 óbitos relacionados à doença em 16 semanas. As vítimas tinham idades que variam de 26 a 94 anos e moravam em Campo...

Com mais de 100 motocicletas aptas a circulação, Leilão do Detran-MS encerra lances nesta quarta-feira

Até esta quarta-feira (24) consumidores podem dar lances no leilão do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Ao todo, são 128 motocicletas e...