30.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Servidores da UFMS e do HU entram em greve contra a PEC 241

24/10/2016 – Atualizado em 24/10/2016

No hospital, 30% dos funcionários permanecem.

Por: midiamax

Os servidores técnico-administrativos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) entraram em greve, nesta segunda-feira (24), contra a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que estabelece limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

De acordo com o coordenador-geral do Sista (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ), Marcio Saravi, a paralisação foi definida em assembleia na semana passada e, nesta segunda, nova assembleia está marcada para as 8h30.

A UFMS possuía aproximadamente 3 mil servidores, sendo cerca de 2 mil na ativa. A expectativa do Sista é de adesão de pelo menos 50% desse total. Segundo Saravi, a mobilização deve durar até o fim da tramitação da PEC 241.

A PEC 241 já foi aprovada em primeiro turno, no último dia 10, por 366 votos a 111 e com duas abstenções na Câmara. A matéria precisava ter a redação final aprovada pela comissão para entrar na pauta novamente para a votação em segundo turno. Para ser aprovada e enviada ao Senado, a PEC precisa ter 308 votos a favor.

Além de contrários à PEC 241, os servidores também cobram o cumprimento do acordo firmado com o governo Federal em 2015.

“A única coisa cumprida até agora, foi a primeira parcela do reajuste, em agosto. Se a PEC for aprovada, a segunda parcela, em janeiro, já não vai ser cumprida. Na última reunião no MEC (Ministério da Educação), a secretária que assumiu disse que não tinha conhecimento do acordo, que era resquício do governo passado. Mas não teve eleição para trocar de governo”, afirma.

No HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), será mantido 30% dos funcionários trabalhando.

Por conta da última greve de professores, o segundo semestre letivo na UFMS começa em 7 de novembro.

PEC 241

A PEC 241 está pautada para esta semana na Câmara dos Deputados. A proposta já foi aprovada pelos deputados em primeiro turno no dia 10, por 366 votos a 111 e com duas abstenções. Caso seja aprovada em segundo turno na Câmara, a PEC do Teto segue para o Senado, onde todo o trâmite de votação volta ao início, com análise de constitucionalidade, debate e votação em comissão especial e apreciação em dois turnos no plenário.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação conjunta Polícia Militar e Civil prende traficante e apreende drogas

Na manhã desta quarta-feira (24), Policiais Militares e Cívis de Ilha Solteira (SP) realizaram operação conjunta, que teve como alvo buscas e apreensões de...

MS registra cinco mortes e 129 novos casos de covid em uma semana

Estado registrou 61 óbitos relacionados à doença em 16 semanas. As vítimas tinham idades que variam de 26 a 94 anos e moravam em Campo...

Com mais de 100 motocicletas aptas a circulação, Leilão do Detran-MS encerra lances nesta quarta-feira

Até esta quarta-feira (24) consumidores podem dar lances no leilão do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Ao todo, são 128 motocicletas e...