25.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Senar/MS atendeu 352 alunos indígenas pelo Pronatec

28/11/2014 – Atualizado em 28/11/2014

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

“Não tenho dúvidas que, se resolvermos o problema social, vamos resolver também o problema fundiário”. A afirmação é do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Eduardo Riedel, durante apresentação sobre a atuação do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural durante o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado no auditório da Fiems, na manhã desta sexta-feira.

Riedel destacou que Mato Grosso do Sul é o único estado que tem Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para indígenas. Nos últimos dois anos foram 29 turmas formadas por alunos indígenas nos cursos de Horticultor Orgânico, Produtor de Mandioca e Viveiricultor, pelos quais foram capacitados 352 alunos somente pelo Pronatec.

O dirigente destacou que tem sido um grande aprendizado trabalhar com as comunidades indígenas. “São cidadãos brasileiros que precisam de suporte da sociedade”, definiu. Na apresentação “A Força do Senar”, Riedel mostrou os crescentes resultados obtidos pelo Senar/MS e traçou as perspectivas de avanço no atendimento para 2015, destacando que o desafio da entidade é qualificar o homem do campo para aumentar a produtividade do setor agropecuário.

O Encontro reúne profissionais responsáveis pelo apoio aos pequenos negócios de diversos municípios do Estado, um trabalho realizado através do fomento ao empreendedorismo e às políticas públicas. Os agentes de desenvolvimento também promovem a aplicabilidade da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Além da apresentação sobre o Senar/MS, que compõem o Sistema Famasul, também foram feitas apresentações de outros integrantes do Sistema S: Sebrae, Senac, Senai e também da Faems – Federação das Associações Empresariais de MS.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Foto Ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Um Marco de Inovação e Revitalização Urbana

Mais agilidade e comodidade para o cidadão, mas também mais conforto para o servidor. Os projetos têm grande impacto no desenvolvimento do município e...

Leis que não pegam: MP cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS

A Lei 6.098/2023, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que institui o Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível, foi citada pelo...

Projeto que visa proibir telemarketing realizado via automação será votado hoje

Os deputados estaduais devem votar, na manhã desta quinta-feira (18), em sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), quatro propostas de...