22.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Senai forma nesta sexta-feira a 4ª turma de imigrantes haitianos

Fruto da parceria estabelecida entre a Escola Senai da Construção, Plaenge e Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS), mais uma turma de imigrantes haitianos será formada

27/03/2019 10h39
Por: André Rodrigues

Fruto da parceria estabelecida entre a Escola Senai da Construção, Plaenge e Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS), mais uma turma de imigrantes haitianos será formada para atuar no mercado da construção civil de Mato Grosso do Sul. Desta vez serão diplomados 24 haitianos, que iniciaram o curso de introdução a técnicas para revestimento cerâmico e argamassado em fevereiro deste ano e receberão os certificados de conclusão nesta sexta-feira (27/03), às 19 horas, no auditório da Escola Senai da Construção, que fica na Avenida Rachid Neder esquina com a Rua Caxias do Sul, Bairro Coronel Antonino, em Campo Grande (MS).

Na avaliação do gerente da Escola Senai da Construção, Roger Benites, a formação dessa 4ª turma composta por trabalhadores imigrantes do Haiti vem ao encontro da necessidade de mão de obra qualificada e com o aquecimento do mercado da construção civil. “Fornecer uma qualificação profissional e dar uma perspectiva de vida melhor para esses imigrantes é de suma relevância para a mão de obra da construção civil em nosso Estado, que volta a apresentar um crescimento e, com isso, demanda por profissionais cada vez mais preparados”, afirmou.

Ele ainda ressaltou a preocupação social da instituição. “Acredito que é justamente esse o nosso papel dentro da educação profissional, oferecer mecanismos para todas as pessoas. Esses formandos deixaram seu país em busca de melhores oportunidade de vida e nós nos sentimos honrados em poder ajudá-los a serem inseridos no mercado de trabalho”, afirmou.

Na avaliação de Luiz Octávio Carvalho de Pinho, que é o gerente-comercial da Plaenge, o curso é uma oportunidade para a vida pessoal e profissional dos haitianos. “A Escola Senai da Construção e a Plaenge buscam oportunizar uma capacitação profissional de qualidade, visando que as portas do mercado de trabalho venham a se abrir para esses alunos. Estamos muito satisfeitos com conclusão de mais uma turma e esperamos que essa parceria se estenda cada vez mais”, ressaltou.

Para o aluno Junel Ilora, que é imigrante haitiano e faz parte da Ashbra (Associação para a Solidariedade dos Haitianos no Brasil), o curso foi uma oportunidade única. “Poder estudar no Senai, que é referência em qualificação profissional no Brasil, receber uma qualificação de qualidade com uma estrutura de qualidade, professores de ponta e aprender um pouco mais do idioma português é gratificante. Trata-se da realização de um sonho”, concluiu.

Outras turmas

No período de outubro de 2017 a julho de 2018, a Escola Senai da Construção já formou três turmas composta por trabalhadores haitianos em cursos relacionados com a construção civil. A última turma foi a do curso gratuito de pintor imobiliário, que abrangeu técnicas de pintura predial, integração social e normas de saúde, segurança e higiene no trabalho. Os cursos têm como prioridade a capacitação da comunidade haitiana, que se concentra nos bairros Vila Progresso e Rita Vieira, em Campo Grande (MS), depois que o Haiti foi devastado por um terremoto que agravou ainda mais os problemas socioeconômicos enfrentados pelo país da América Central.

“A maioria dos haitianos que vieram para Mato Grosso do Sul fica em Campo Grande à procura de emprego, mas a falta de qualificação profissional e de domínio do idioma dificulta o acesso ao mercado de trabalho. Por isso, o grande impasse é realmente não ter a prática do trabalho e eles têm de ser preparados”, explicou Roger Benites. Nascido em um país cuja história é marcada por governos ditatoriais, golpes de Estado e uma guerra civil, depois que o terremoto atingiu o Haiti, em janeiro de 2010, Bernard Denord, 29 anos, entendeu que era o momento de tentar a sorte no Brasil, assim como fizeram milhares de haitianos.

“Trabalhava como escrivão, mas as coisas, que já eram difíceis, ficaram ainda piores depois do terremoto. Em 2012 percebi que não existia muitas chances de a situação melhorar e decidi tentar a sorte no Brasil. Hoje trabalho como conferente em um atacado, mas depois dos cursos no Senai, descobri uma paixão e hoje minha vontade é fazer uma faculdade de Engenharia Civil”, contou Bernard sobre a experiência com o Senai. Além do emprego no atacado, pequenos serviços de pintura, fruto do aprendizado na instituição, vão contribuir com a poupança para bancar a faculdade, acrescenta ele.

Chamyr Jean, 35 anos, levou a esposa e o filho, de 5 anos, para prestigiar a conquista do certificado do Senai. Mas a cerimônia contou com uma presença especial, a da família que o acolheu em Campo Grande quando ele chegou do Haiti. Chamyr conheceu o sargento Firmino Garcia ainda no Haiti, quando tropas do Exército Brasileiro foram enviadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para auxiliar na recuperação do país após o terremoto.

Lá, Chamyr trabalhava como intérprete e, por isso, se aproximou bastante dos militares. “Falo que ele e a esposa, Roseli, são meus pais no Brasil, porque desde o dia que cheguei, 8 de dezembro de 2014, foram eles que me ajudaram e incentivaram a investir em mim e não deixar passar oportunidades. Hoje, eles estão vendo meu crescimento e o primeiro passo para ter uma profissão aqui”, comemorou Chamyr.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Comunicação FIEMS

/Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aliado à baixa umidade do ar, MS registra altas temperaturas nesta quarta

Em Três Lagoas, o dia pode ficar entre as mínimas de 21°C e máximas de 34°C.

IA: 11% dos departamentos jurídicos usam ou planejam usar

Pesquisa indica também que 75% dos profissionais acreditam que a inteligência artificial pode ajudá-los a ganhar tempo na redação e revisão de contratos Por Nilton...

Homem é socorrido após ser encontrado passando mal dentro de carro em estrada vicinal

Vítima foi socorrida à UPA, onde recebeu maiores atendimentos.