26 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Segundo maior cadastro de doadores de medula é registrado em Mato Grosso do Sul

Possibilidade de compatibilidade no banco de doadores é de 1 a cada 100 mil e, somente neste ano, 5 pessoas foram compatíveis e se negaram a dar continuidade no tratamento.

18/09/2018 10h17
Por: Deyvid Santos

Mato Grosso do Sul tem o 2° maior cadastro do Centro-Oeste, em número de pessoas propensas a doar medula óssea. São ao todo quase 165 mil cadastrados, de acordo com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Lucéia Maria Fernandes, que é assistente social e responsável por este setor, no Centro de Hemotologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul), em Campo Grande, avalia o dado mensalmente e ressalta o fato das pessoas se negarem a dar andamento após ser confirmada a compatibilidade.

“Tenho dois pontos de vista. Se for avaliar pelo número da população do estado, ainda é um número baixo de cadastrados. No entanto, este é um assunto complexo, que muitas pessoas desconhecem e tem gente até que pensa que é algo relacionado a medula espinhal, tem medo de sequelas físicas. Mesmo assim, temos todo o este número de cadastrados. O problema é que muita gente se nega ao saber da compatibilidade. Só neste ano, no estado, 5 não quiseram mais doar e ano passado 12”, comentou ao G1 Lucéia.

Ao contrário, desde o início do projeto em 2001, 75 pessoas em Mato Grosso do Sul continuaram com a doação e beneficiaram pacientes. “Essa somatória é feita ano a ano e acompanhada mensalmente. Nós também fazemos um apelo para as pessoas atualizarem o cadastro, principalmente telefone, porque temos muito trabalho em encontrar o doador quando há compatibilidade nestes casos”, ressaltou a assistente social.

O professor de Biologia e acadêmico do 6° semestre de Biomedicina, Carlos Alberto Rezende, de 54 anos, foi diagnosticado aplasia medular severa no ano de 2015. “Fiz o tratamento e fui transplantado há 1 e 10 meses, completados exatamente hoje. A descoberta de um doador no banco tem a possibilidade de 1 em 100 mil, então literalmente digo que nasci de novo. Voltei a trabalhar, sou atleta e também tenho o Instituto Sangue Bom”, afirmou.

O azulejista e pedreiro Hélder Fonseca, de 32 anos, foi até Barretos (SP) para fazer a doação da medula óssea. “Fiquei feliz por este chamado de urgência e digo a todos para se inscreverem, porque é muito importante ajudar a salvar a vida de uma pessoa. É um procedimento simples e rápido e tem muita gente precisando”, disse recentemente.

Informações do site G1.com

Professor de MS disse que

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Primeiro “Baile da UMI” será realizado neste sábado (20) no 3R Pub

Valdenir Gonzaga, o "Caju", presidente do Unidos da Melhor Idade esteve com a radialista Toninha Campos, onde contou sobre o evento, que já está com quase todos os ingressos vendidos.

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas no Parque São Carlos

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada no local, onde conduziu às vítimas até a unidade de saúde.

Traficante de 18 anos é preso pela Força Tática durante patrulhamento pelo São Jorge

Suspeito foi encontrado em um ponto, frequentado por usuários no momento em que realizava a venda de porção de crack à uma pessoa.