30.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Rio Sucuriú está lotado de Arraias; alerta rancheiro de Três Lagoas

14/04/2014 – Atualizado em 14/04/2014

Na atualidade, as Arraias causam medo e pânico quando são vistos pelas pessoas, principalmente nas áreas de ranchos de luxo e no Balneário Público Municipal

Por: Marco Campos

A Rádio Caçula publica abaixo mais uma reportagem especial que vai mostrar os perigos provocados por Arraias que se proliferaram nos rios da região. O objetivo da matéria é alertar a população de Três Lagoas e região e as autoridades para se atentarem e tomarem providências urgentes para evitar ataques destes animais contra os humanos.

No lago que divide os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, frequentadores do Rio Paraná, em Três Lagoas, já se acostumaram com a presença dos animais que constantemente ameaçam os profissionais da pesca e banhistas que entram nas águas do Rio Paraná, nas proximidades da Usina Hidrelétrica “Souza Dias”, em na “prainha de Jupiá”.

O crescimento desordenado e acelerado da espécie, fez com as Arraias conseguissem ter acesso pela “Eclusa de Jupiá” ao Rio Sucuriú, causando perigos a milhares moradores ribeirinhos, turistas e banhistas que usam o rio para o lazer, principalmente aos finais de semana.

Especialistas da área informaram a Rádio Caçula nesta segunda-feira (14) que as espécies eram consideradas incomuns no Rio Sucurú.

Na atualidade, as Arraias causam medo e pânico quando são vistos pelas pessoas, principalmente nas áreas de ranchos de luxo e no Balneário Público Municipal.

O dono de um rancho que preferiu não se identificar informou a reportagem da Rádio Caçula que ele e sua família entram no rio e a todo o momento permanecem no raso. O motivo da precaução é simples. Ao terem noção e total visão do fundo da água evitam pisar nestes bichos.

“Aqui no nosso rancho que fica perto do Clube Eloy Chaves no Rio Sucuriú, era normal nós entrarmos à noite para tomar banho no rio. Mas agora depois do surgimento e registros de vários ataques da espécie aos banhistas ficamos com medo. Está se tornando comum a captura destes bichos nas pescarias aqui no Sucuriú. Aqui está lotado de Arraias”, explicou o rancheiro.

Até o momento, nenhuma providência por parte das autoridades de MS e SP foi feita quanto ao problema para evitar riscos de ataques a banhistas. Pesquisadores que vieram à região alertaram desde o ano de 1999 que as Arraias estariam se expandindo por São Paulo, no Rio Tietê e que entraria rapidamente nos Rios Paraná e Sucuriú, do lado sul-mato-grossense.

FERRÃO E DOR DE 24 HORAS

O ferrão é retrosserrilhado, entra e sai rasgando a pele. Ele é recoberto por um muco rico em células glandulares que têm toxinas. Além da estrutura rígida que compõe o ferrão, é isso que faz o estrago quando entra.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A dor pode durar por mais de 24 horas. Em caso de acidente, recomendação é jogar água quente não escaldante.

Apesar de não serem agressivas e não atacarem as pessoas, as arraias – como forma de defesa – reagem com uma chicotada da cauda, onde fica o ferrão, quando alguém pisa ou esbarra nelas.

Um vídeo postado no Youtube por um três-lagoense mostra um surpreendente flagrante de uma Arraia e uma cobra Sucuri.

O animal fincou seu ferrão na cabeça da cobra de três metros que morreu na hora.

Crédito: Cristiano Burmester / Unesp Ciência

Foto: Cristiano Burmester / Unesp Ciência

Foto: Cristiano Burmester / Unesp Ciência

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex-namorado que botou fogo em apartamento “por ciúmes” é preso no Novo Oeste

Suspeito, sob efeito de álcool e cocaína ainda tentou fugir da equipe policial, porém foi detido na manhã desta quinta-feira (25).

Homem morre em confronto com a Força Tática

Agressivo estrangulou a companheira e deu pedradas na vítima antes de morrer Um homem de 29 anos morreu nesta quarta-feira (24) em confronto com a...

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que não vai permitir anúncios políticos...