23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

PSM de Três Lagoas está no relatório que apontou situação carcerária alarmante

02/09/2014 – Atualizado em 02/09/2014

PSM de Três Lagoas está no relatório que apontou situação carcerária alarmant

. O resultado das vistorias feitas em Campo Grande, Naviraí, Coxim, Ponta Porã, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Três Lagoas.

Por: Da Redação/MC/Correio do Estado

O relatório sobre o sistema carcerário de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Comissão Temporária do Sistema Carcerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), apontou que a população de presos no Estado é o dobro da média nacional. Enquanto que o país tem média de 258 detentos para cada 100 mil habitantes, em MS esse número chega a 500.

O relatório será encaminhado para todas as autoridades do Estado e País e para os candidatos a governador, na eleição deste ano.

O trabalho feito pela Comissão durou sete meses e apontou que a população carcerária de Mato Grosso do Sul é estimada em 12.431 presos, com déficit de vagas de 6.531 unidades. Cerca de 90% da população total é masculina, com 11.264 homens presos.

Do total de presos, homens e mulheres, 72,9% são definitivos, com 9.065 pessoas, e 27,1% são de presos provisórios, que aguardam julgamento.

Dos crimes praticados no Estado, 41,9% da população carcerária praticaram crimes ligados ao tráfico de drogas. Na população carcerária feminina a porcentagem sobre para 79,45%.

O secretário-geral, Lázaro José Gomes Junior, acredita que o relatório irá contribuir para reforçar a segurança na fronteira. “Vamos reforçar o pedido de que o Exército e as Forças Armadas possam fazer uma atuação de vigilância permanente”, pontua.

Mais de 3.500 quilômetros foram percorridos esse ano pela Comissão Temporária do Sistema Carcerário da OAB/MS durante visita em 12 unidades prisionais no Estado. O resultado das vistorias feitas em Campo Grande, Naviraí, Coxim, Ponta Porã, Dois Irmãos do Buriti, Dourados e Três Lagoas.

A análise de questionários e documentos foi apresentada na última semana em um relatório que representa uma radiografia do sistema prisional sul-mato-grossense.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trabalhador castilhense sofre escoriações após bater contra carro em cruzamento no Lapa

Vítima estava em uma moto, quando bateu em um Fiat Uno que não respeitou preferencial, sendo socorrido por uma equipe do SAMU.

Polícia Civil realiza Páscoa Solidária em Três Lagoas

Entre os locais visitados estavam o Jardim Primavera, Bairro São João, Vila Verde, Violetas, Novo Oeste e Orestinho.

Reiniciadas buscas de funcionário de fazenda que teria se afogado na região do Alto Sucuriú

Trabalhos foram retomados pelo Corpo de Bombeiros de Três Lagoas no início da manhã desta sexta-feira (29).