21.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março, 2024

Professores e funcionários retomam rotina na Escola Raul Brasil em Suzano

Nesta primeira etapa, eles serão acolhidos por psicólogos e vão definir atividades para alunos.

18/03/2019 09h47
Por: Gabriele Benati

Professores e funcionários da Escola Raul Brasil, em Suzano, retornam nesta segunda-feira (18), ao prédio escolar para acolhimento. A acolhida é para ajudar na retomada da rotina e será feita por psicólogos. A previsão é que a ação começará às 10h.

A ação ocorre depois do massacre da última quarta-feira (13) que deixou 10 mortos. O ataque foi provocado por dois ex-alunos da escola, Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. A investigação aponta que, depois do ataque, ainda dentro da escola, Guilherme matou Henrique e, em seguida, se suicidou.

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, a partir desta terça-feira (19), a escola será reaberta para os alunos participarem de atividades de acolhimento. Já a definição sobre a data da retomada das aulas será tomada pela direção da escola nesta semana.

Parte da fachada da escola foi pintada. As paredes internas também vão receber outra roupagem. A placa com o nome da escola está no chão por conta da reforma. Uma estrutura metálica usada na reforma está montada na entrada principal da escola. Os materiais deixados na escola pelos estudantes serão entregues a partir das 10h, desta segunda-feira de acordo com um cartaz na frente da escola.

A aluna Danielle Letícia de Oliveira de 15 anos esteve na Escola Raul Brasil nesta segunda-feira para retirar o material escolar.

Ela diz que essa é a primeira vez que retorna ao prédio depois do massacre. “Como era horário da merenda, todas as nossas coisas estavam na sala. Eu saí só com o celular e a chave de casa que estavam comigo. Meus documentos, RG e cartão de ônibus ficou tudo dentro da sala junto com os livros.”

A aluna conta que na hora do massacre se escondeu na cozinha e ainda não sabe se vai mudar de escola ou não.

A mãe da jovem, Janaína de Oliveira, 42 anos, afirma que apoiará a decisão que a filha tomar. “Se ela quiser voltar, eu vou apoiar, mas a gente pensa na transferência para Mogi das Cruzes também porque ela joga futebol lá. É uma decisão difícil, é um momento muito difícil. Eu não consigo dormir direito porque tenho pesadelo. Sonho que estou puxando o colar de um dos mortos. Eu chamo a Danielle para dormir comigo e estou tentando ocupar a mente dela. Mas ao entrar, ela vai relembrar tudo aquilo, as cenas. Eu que tive a sorte de ver a minha filha viva, já sofro. Imagino as mães que perderam seus filhos. Eu agradeço as merendeiras porque elas foram heroínas sem armas”.

A coordenadora geral dos programas de cidadania do Estado de São Paulo Eliana Passareli afirma que a intenção é atender todos os professores e funcionários que forem à escola nesta segunda-feira. “Esse acolhimento é feito individualmente e em grupo com conversas, consulta e atendimento psicológico. Isso também será feito nesta terça-feira com os alunos que queiram vir até a escola.”

Eliana destaca que não existe uma obrigatoriedade de presença tanto de funcionários, professores e alunos. “A intenção é um acolhimento e que eles venham para começarem a entender o que aconteceu. Esse programa faz um chamamento, um convite para o tratamento para termos a percepção de quem precisa de um retorno com mais calma. Depois faremos a busca ativa que é ir na casa dos professores, alunos e funcionários e ajudá-los no sentido de tratamento para o retorno ou não.”

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A psicóloga Luciane Inocêncio atua na rede estadual e junto com o Centro de Referência e Apoio a Vítima (Cravi) da Secretaria Estadual da Justiça.

Ela diz que será feito um trabalho a longo prazo com os alunos, professores e funcionários. “Vamos trabalhar o trauma do que aconteceu, da violência em si. E também do luto pela perda dos amigos. Vamos trabalhar isso a longo prazo dando atendimento e suporte a vítimas e familiares. Hoje vamos definir como será esse calendário de volta às aulas. A ideia inicial é fazer um acolhimento sem atividade pedagógica. Pensamos em um café da manhã para eles se reencontrarem e ficarem juntos. Não necessariamente aula.”

Segundo a psicóloga, alguns alunos já manifestaram a vontade de voltar. Ela disse que os psicólogos da rede estadual estão trabalhando nessa recepção assim como profissionais da USP, do Cravi, da Unicamp e voluntários.

Edmar Pereira Baião trabalha na limpeza da Escola Raul Brasil. No dia do massacre, ela não estava na escola. Mas mesmo assim afirma que a dor é grande. “Eu conhecia os alunos todos. Eu estou sentindo toda a dor dos pais. Dói muito. Eu tiro forças de Deus para voltar, mas é muito difícil.”

No muro da escola, muitas pessoas deixaram homenagens, como cartazes, flores e velas. No domingo (17), vizinhos e familiares das vítimas estiveram na frente da escola para prestar algum tipo de solidariedade às vítimas do massacre.

Sobrevivente lutou contra assassino

Uma das sobreviventes, Rhyllary Barbosa dos Santos, de 15 anos, que é lutadora de jiu-jítsu, contou que lutou contra um dos assassinos.

Ela ainda conseguiu abrir a porta de entrada e da escola para que outros estudantes pudessem escapar. Mas Rhyllary recusa o título: “Sou apenas uma sobrevivente”.

Arma falha e adolescente sobrevive

Gabriel Martins Margarida, 16 anos, disse que sobreviveu porque a arma de um dos assassinos falhou.
No momento do ataque, Gabriel conta que estava com dois amigos: um deles segue internado e o outro morreu.

De acordo com o adolescente, o assassino chegou perto dele e dos colegas e começou a atirar, acertando três tiros no amigo. “Ele estava a mais ou menos um metro de distância de mim”, diz. Neste momento, diz Gabriel, as balas do revólver acabaram.

Informações Site G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chuva e sol se alternam nesta quinta-feira em Três Lagoas com máximas de 30°C

Véspera de feriado deve ser de pancadas de chuva e de temperaturas em elevação em todo o estado.

Campeonatos Amador e Varzeano estreiam neste sábado (30)

No próximo sábado, 30 de março, acontecerá a cerimônia de abertura dos Campeonatos Municipais de Futebol Varzeano e Amador, promovidos pela Prefeitura de Três...

9º Feira do Peixe começa nessa quinta-feira 28 de março

A 9ª Feira do Peixe começa nessa quinta-feira santa, 28 de março, no recinto da Feira Central Turística, das 6h às 18h, sem intervalos....